Brasil tem taxa de informalidade de 41,2% no trimestre até outubro, diz IBGE
O mercado de trabalho brasileiro alcançou uma taxa de informalidade de 41,2% no trimestre móvel até outubro, pouco abaixo do recorde de 41,3% da série histórica iniciada em 2015, registrado nos trimestres móveis encerrados em julho e setembro.
São 38,751 milhões de trabalhadores atuando na informalidade, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira (29).
O resultado foi puxado por recordes tanto na população de trabalhadores atuando por conta própria quanto na de pessoas trabalhando sem carteira assinada no setor privado.
O trabalho por conta própria alcançou 24,446 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em outubro, sendo que 19,466 não têm CNPJ. Em um ano, o trabalho por conta própria ganhou a adesão de 913 mil pessoas. Em um trimestre, na comparação com os três meses encerrados em julho, foram 219 mil trabalhadores a mais nessa condição.
O trabalho sem carteira assinada no setor privado cresceu para um contingente de 11,852 milhões de trabalhadores. O emprego sem carteira no setor privado aumentou em 280 mil vagas em um ano, uma alta de 2,4%. Em um trimestre, foram 194 mil trabalhadores a mais.
Apesar da elevada informalidade, o trabalho formal também cresceu. O mercado de trabalho abriu 61 mil vagas com carteira assinada no setor privado em relação ao trimestre terminado em julho. Na comparação com o trimestre encerrado em outubro de 2018, foram criadas 344 mil vagas formais no setor privado, uma alta de 1,0%.
O setor público ficou estável, com 11,675 milhões de trabalhadores no trimestre até outubro, enquanto o trabalho doméstico absorveu mais 69 mil pessoas na comparação com o trimestre móvel até outubro de 2018.
*Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Mortes, três tornados e mais de 70 mil afetados: temporais provocam destruição no RS
Desde 1º de outubro, o Rio Grande do Sul registrou 150 ocorrências relacionadas a vendavais, granizo, chuvas intensas, enxurradas, raios, alagamentos e deslizamentos, em 136 cidades
- Lutador de jiu-jítsu é preso em flagrante após agredir duas vizinhas no Rio Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Mulher é esfaqueada em festa de Halloween em SP: ‘Sangue começou a espirrar’ Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Segurados terão 10 dias para contestar auxílio-doença negado pelo INSS Jovem Pan · há 10 horas
- São Paulo amanhece com chuva nesta sexta; temporal persiste no fim de semana Estadão Conteúdo · há 11 horas