Deputados aprovam PEC que obriga governo a executar investimentos do Orçamento
A Proposta de Emenda Constitucional do Orçamento Impositivo foi aprovado em dois turnos na noite desta terça-feira (26) pela Câmara dos Deputados. Com isso, o governo federal poderá ser obrigado a liberar a verba de emendas parlamentares para ações previstas no Orçamento para a execução das emendas coletivas de bancada – a proposta segue para o Senado.
As chamadas emendas de bancada são as que são apresentadas por deputados e senadores de cada estado, com o objeto de ações específicas naquela unidade da Federação.
Atualmente, já é impositivo o total das emendas individuais dos parlamentares, sendo que metade do valor deve ser aplicado em saúde. O valor está sujeito ao teto dos gastos aprovado em 2016.
A proposta para ampliar o orçamento impositivo, de autoria do deputado Hélio Leite (DEM-PA), precisava ser votada em dois turnos na Câmara, e ambos ocorreram na noite desta terça. Em primeiro turno, a PEC foi aprovada por 448 a 3. No segundo turno, a aprovação teve um placar de 453 a 6.
O líder do PSL, delegado Waldir (PSL-GO), estava presente, mas não ofereceu resistência, segundo relatos de pessoas presentes à reunião.
Com informações de Agência Brasil
continue lendo
Brasil
Quem compôs o Hino da Independência do Brasil e os bastidores da sua criação
A letra de Evaristo da Veiga e a melodia de Dom Pedro I transformaram um poema de 1822 no símbolo do rompimento político com Portugal
- Médica de 37 anos é morta a facadas pelo companheiro no Paraná Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Relações Rússia-Brasil se desenvolvem com sucesso, diz Putin em mensagem a Lula sobre 7/9 Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Frio de 5,9°C em Campos do Jordão e noite gelada em SP; veja as menores temperaturas Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Como explicar a história do 7 de setembro para crianças na escola de forma lúdica Jovem Pan · há 8 horas