Desaprovação a Bolsonaro é maior entre eleitores que votaram nele somente no 2º turno
O levantamento mais recente sobre a taxa de aprovação do governo de Jair Bolsonaro, feito pelo instituto Ideia Big Data, mostrou que a desaprovação é mais significativa no eleitorado que votou no candidato apenas no segundo turno da eleição presidencial de 2018, muitos com o objetivo de evitar a volta do PT.
Os motivos centrais são a persistência da crise econômica e do desemprego em níveis elevados. Segundo a pesquisa, a maior parte dos eleitores que optaram por Bolsonaro e hoje rejeita o governo é formada por mulheres com idade entre 25 e 40 anos, integrantes das classes B e C, não evangélicas e que vivem em cidades com mais de 200 mil habitantes nas regiões Norte e Nordeste.
Esse número representa cerca de 10 pontos porcentuais dos 18 que Bolsonaro perdeu desde a posse, conforme a série mensal de pesquisas do Ideia Big Data.
Levantamento
A Ideia Big Data vem consultando eleitores sobre o desempenho do governo desde o início do ano, sempre entre os dias 3 e 6 de cada mês. O acompanhamento mostra forte queda na aprovação do presidente. A soma dos eleitores que aprovam ou aprovam totalmente o governo era de 49% em janeiro. Hoje, é de 31%.
Já a soma dos que desaprovam ou desaprovam totalmente o governo subiu de 21% para 36% entre janeiro e maio. A Ideia Big Data ouviu 1.660 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos, para mais ou para menos.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Rio tem o setembro mais chuvoso em 29 anos
Cidade bateu marca de 171,9 mm de acumulado de chuva na tarde desta quarta-feira (23)
- Jovem encontrada morta em condomínio no CE teria se atirado do rooftop Agência Brasil · há 3 horas
- Primeiro dia de operação do novo batalhão da PM resulta em prisões no centro de SP Jovem Pan · há 7 horas
- Sudeste pode ter grande volume de chuva nesta quarta-feira; veja previsão Agência Brasil · há 10 horas
- Corpos de Rick e outras 4 vítimas são retirados de helicóptero depois de acidente em SC Júlia Lara · há 1 dia