JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Brasil

Ex-jogador do Botafogo morre após queda de muro durante ventania no RJ

Tássio Maia dos Santos, de 41 anos, foi uma das vítimas dos fortes ventos que atingiram a capital fluminense e provocaram transtornos em diferentes regiões da cidade

Jovem Pan

Ex-atacante do Botafogo Tássio Maia dos Santos
Ex-atacante do Botafogo Tássio Maia dos Santos Reprodução

O ex-atacante do Botafogo Tássio Maia dos Santos morreu, aos 41 anos, após ser atingido pelo desabamento de um muro durante as fortes ventanias que atingiram o Rio de Janeiro na quarta-feira (29). O ex-jogador foi uma das duas vítimas fatais registradas na capital fluminense em decorrência das condições climáticas.

A morte de Tássio foi confirmada pelo Botafogo em nota oficial. O clube informou que o ex-atleta defendeu a equipe em 2015 e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e pessoas que conviveram com o ex-jogador.

“Neste momento de dor, o Clube presta solidariedade aos familiares, amigos e a todos os que conviveram com Tássio”Botafogo

As duas mortes ocorreram em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. Um muro desabou na Rua Itapiru, nas proximidades do Túnel da Rua Alice, durante a ventania. Um carro também foi atingido pela estrutura.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, as rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h e provocaram uma série de impactos na cidade. Diante da situação, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) colocou o município em estágio 2 de monitoramento às 16h50, o que ocasionou em mudança na rotina da população.

Caos no RJ

A ventania causou interrupções no transporte público, queda de árvores, falta de energia elétrica e problemas no trânsito em diferentes regiões da capital. O MetrôRio chegou a interromper a circulação nas linhas 1, 2 e 4 por causa de uma falha no fornecimento de energia. Posteriormente, as linhas 1 e 4 iniciaram o processo de normalização, enquanto a Linha 2 permaneceu temporariamente sem operação.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também teve a circulação interrompida durante a tarde, mas o serviço foi restabelecido após a normalização das condições.

As rajadas de vento provocaram a queda de árvores em diversos pontos da cidade, afetando vias importantes nas zonas norte, oeste e central. Também foram registrados galhos sobre a rede elétrica e bloqueios em ruas e avenidas.

A concessionária Light informou que uma ocorrência externa ao sistema provocou interrupções no fornecimento de energia em bairros das zonas sul, central e da Tijuca, além de reflexos em municípios da Baixada Fluminense. O abastecimento foi restabelecido nas principais áreas afetadas, mas equipes permaneceram atuando em ocorrências pontuais.

O COR-Rio orientou a população a acompanhar as atualizações meteorológicas, manter atenção aos comunicados oficiais e utilizar os canais da Defesa Civil em caso de emergência.

A passagem da frente fria também provocou impactos em outras regiões do Sudeste. No estado de São Paulo, a Defesa Civil confirmou três mortes relacionadas aos fortes ventos, além de registrar interrupções em serviços de transporte, queda de árvores, danos em estruturas e rajadas superiores a 120 km/h em cidades do interior. No litoral paulista, operações portuárias e travessias de balsas foram suspensas temporariamente por causa das condições climáticas.