JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
JP Futebol Clube | 19h00 - 20h30
Brasil

Finais de semana e dias chuvosos aumentam risco de invasões a residências, aponta estudo

Chuva reduz a movimentação nas ruas e dificulta que vizinhos percebam sinais de arrombamentos, como vidros quebrados ou portas sendo forçadas

Felipe Cerqueira

Motoristas enfrentam ponto de alagamento na Avenida Santo Amaro, próximo à Estação Brooklin do Metrô
Temporal no fim de tarde em São Paulo RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um levantamento da empresa de segurança eletrônica Emive aponta que tentativas de invasões a residências aumentam 22,5% nos finais de semana, especialmente entre sábado e domingo e de domingo para segunda-feira. O estudo foi baseado na base de monitoramento da empresa nos primeiros meses de 2025.

Segundo a análise, as madrugadas são os períodos mais críticos para esses crimes, com maior incidência de arrombamentos e invasões. Além disso, os dados indicam que a criminalidade tende a crescer durante períodos chuvosos. De acordo com o levantamento, a chuva reduz a movimentação nas ruas e dificulta que vizinhos percebam sinais de arrombamentos, como vidros quebrados ou portas sendo forçadas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Para o CEO da Emive&Co, André Prado, os dados reforçam a necessidade de maior conscientização sobre segurança residencial. “É fundamental que as famílias adotem medidas preventivas para proteger seus lares nesses períodos críticos”, afirma. Entre as recomendações para reforçar a segurança, estão:

  • Instalação de alarmes e câmeras com monitoramento remoto;
  • Uso de iluminação automatizada para simular a presença de moradores;
  • Contato próximo com vizinhos e formação de grupos de vigilância comunitária.

[jp-related-posts ids=”1887417,1887170″]