‘Jamais tratei temas sensíveis via celular’, diz Bolsonaro após anúncio de invasão
O presidente Jair Bolsonaro comentou, nesta quinta (25), a informação dada pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça de que seu próprio celular teria sido alvo de hackers. Segundo ele, no entanto, “jamais” foram tratados temas sensíveis e de segurança nacional pelo aparelho.
“Por questão de segurança nacional, fui informado de que meus celulares foram invadidos pela quadrilha presa na terça, 23. Um tentado grave contra o Brasil e suas instituições. Que sejam duramente punidos! O Brasil não é mais terra sem lei”, escreveu o presidente no Twitter. “Por oportuno, informo que jamais tratei temas sensíveis ou de segurança nacional via celular.”
– Por questão de segurança nacional, fui informado pela Polícia Federal e @JusticaGovBR de que meus celulares foram invadidos pela quadrilha presa na terça, 23. Um tentado grave contra o Brasil e suas instituições. Que sejam duramente punidos! O Brasil não é mais terra sem lei.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 25, 2019
A invasão do aparelho de Bolsonaro foi informada após a prisão feita pela PF de quatro suspeitos de atacar os celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, chefe da Operação Lava Jato em Curitiba.
De acordo com a PF, a operação, chamada de Spoofing, mira uma “organização criminosa que praticava crimes cibernéticos” e “as investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias” das infrações praticadas. Os agentes também investigam uma suposta invasão no celular do ministro da Economia, Paulo Guedes.
O advogado de Walter Delgatti Neto, um dos suspeitos, ainda informou que a intenção dele era vender as mensagens vazadas para o PT. Ariovaldo Moreira afirmou que o cliente, conhecido como Vermelho, “tem uma certa afinidade com o Partido dos Trabalhadores.” Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, ele é filiado ao Democratas desde 2007.
Assuntos
continue lendo
Política
Após fuga de Flávio, Carlos posta vídeo de Bolsonaro falando em ‘combater nazifascismo’
Declaração do ex-presidente foi feita em 18 de março de 2025, durante um evento sobre o Holocausto no Congresso Nacional, em Brasília
- Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Funai aciona PF e pede apuração de casos de ataques contra indígenas Agência Brasil · há 6 horas
- PM apreende carro sem placa e R$ 100 mil de Toguro; origem foi comprovada e bens devolvidos Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Como fica o tempo em SP no feriado de Finados; veja a previsão Estadão Conteúdo · há 9 horas