Covid-19: MPF dá 72 horas para Ministério da Saúde explicar mudança na divulgação de dados
A Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (MPF) instaurou neste sábado (6) um procedimento extrajudicial para apurar os motivos que levaram o Ministério da Saúde a alterar o modelo de divulgação dos dados no Painel de Informações da Covid-19. O órgão pede explicações sobre a mudança e sobre a exclusão do número acumulado de mortes e de casos confirmados da doença.
No despacho, a Câmara do MPF cita que a Constituição assegura “a todos o acesso à informação” e exemplifica com a Lei de Acesso à Informação, que prevê a transparência do poder público. A decisão determina que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, forneça as informações sobre o assunto no prazo de 72 horas.
Pazuello deverá encaminhar informações e documentos ao órgão, entre eles a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel.
A decisão de abrir o procedimento foi tomada pela subprocuradora-geral da República, Célia Regina Delgado, e pelo coordenador do Grupo de Trabalho Saúde da pasta, procurador da República Edilson Vitorelli.
Novo modelo
O novo modelo do Painel de Informações foi divulgado no sábado, após o portal do Ministério da Saúde ficar fora do ar por mais de um dia. Diferente da versão anterior, o formato atual não apresenta o total de mortes e de casos confirmados da Covid-19 no Brasil, o que gerou críticas ao governo e levou ao procedimento extrajudicial.
Anteriormente, o presidente Jair Bolsonaro já havia justificado, em uma rede social, os motivos para a mudança. “Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país”, disse.
Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou ainda que “as rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados”.
continue lendo
Brasil
Homem é preso após confessar ter matado namorado em apartamento em São Paulo
A polícia relatou que o suspeito declarou ter agido em legítima defesa
- Operação policial na Maré deixa um morto e 10 feridos no RJ Agência Brasil · há 11 horas
- Criminosos usam ônibus escolares como barricadas na Linha Vermelha, no RJ Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Após MP, bets vão ter de devolver R$ 1,7 bilhão a 23 milhões de apostadores Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Acidente com ônibus de turismo deixa três mortos em rodovia no Espírito Santo Estadão Conteúdo · há 16 horas