Negros e indígenas acessam menos atividades culturais do que brancos, revela estudo do Datafolha
Um estudo realizado pela JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha revela que negros (pretos e pardos) e indígenas acessam menos eventos culturais do que brancos. De acordo com o estudo, 66% dos negros vão a no máximo dois eventos culturais por ano ou não vão a nenhum. Nesta mesma categoria, apenas 29% são brancos.
O acesso a atividades como ir ao cinema, bibliotecas, ou mesmo ler livros, depende em grande parte da gratuidade. Entre os negros, 69% só vai a eventos ou consome cultura totalmente gratuita, enquanto pessoas brancas somam 26% neste quesito.
Não para por aí. As diferenças também aparecem quanto a classe e acesso à internet. 60% da classe D/E foi a até 2 eventos culturais ou não foi no último ano. Nas classes A e B, respectivamente 8% e 17%.
Das pessoas que foram a no máximo dois eventos culturais no último ano, 41% nunca usou a internet contra 25% que acessa mais de uma vez por dia.
Os indígenas
Outra raça que também encontra dificuldade em acessar cultura são os índios. Dos que foram no máximo duas vezes (ou não foram) a qualquer evento cultural, os índios somam 32%.
Cerca de 35% dos indígenas que responderam à pesquisa só participaram de atividades culturais gratuitas.
continue lendo
Brasil
Área perto do STF é isolada por suspeita de bomba; um homem foi preso
Uma mochila foi jogada pelo homem em cima de um ponto de ônibus ao lado do prédio da Corte
- Entenda o que é a doença de Creutzfeldt-Jakob, que matou Lito Sousa Jovem Pan · há 8 horas
- São Paulo cria mais de 300 mil vagas de emprego em 2026, diz Seade Jovem Pan · há 9 horas
- PF marca depoimentos de Galípolo, Campos Neto e André Esteves sobre Master Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Eleição com chuva em São Paulo: veja a previsão do tempo Estadão Conteúdo · há 12 horas