Vaga no STF: Bolsonaro quis me fortalecer, diz Moro sobre declaração
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta quarta-feira, 22, que, o presidente Jair Bolsonaro quis “fortalecê-lo” quando disse que pretendia indicá-lo para o Supremo Tribunal Federal (STF). Moro disse que o presidente teve “boa intenção”.
“Ele deu essa declaração com o intuito de me fortalecer. Havia essa discussão sobre a questão do Coaf, tinha havido uma certa resistência em manter o Coaf no ministério da Justiça (após votação na comissão especial que devolveu o Coaf à pasta da Economia). O presidente deu a declaração com boa intenção (…) Entre eu e ele de fato nunca houve um acerto em que foi colocada uma condição (para assumir a vaga no Supremo). Não faria sentido.”
Os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello vão completar 75 anos em novembro de 2020 e julho de 2021, respectivamente, e devem se aposentar compulsoriamente. Moro disse ainda que não sabe se Bolsonaro vai querer convidá-lo na ocasião e tampouco pode dizer se aceitaria.
“Nem sei se quero ir para o STF e nem sei se o presidente está querendo me indicar”, afirmou.
Questionado sobre um possível arrependimento em abandonar a magistratura para aceitar o cargo de ministro, Moro negou.
“Eu não me arrependi. Quando aceitei esse convite, tinha bastante presente os meus objetivos: a ideia era tentar consolidar esses avanços anticorrupção dos últimos cinco anos e, por outro lado, poder avançar contra o crime organizado e o crime violento. Entendi que poderia fazer mais assumindo essa posição do que como juiz”, disse.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Eduardo Bolsonaro diz que Moraes ‘tumultua o país’ após ministro ordenar início de pena
O ex-deputado federal foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo
- Influenciador investigado por fraude é preso acusado de ameaçar empresários e citar PCC Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Justiça autoriza Stake a operar até 25 de outubro, apesar da proibição das bets Jovem Pan · há 4 horas
- Incêndio na UFPE causa prejuízo de R$ 100 milhões, estima reitor; PF investiga Jovem Pan* · há 10 horas
- Serial killer em SP? O que se sabe sobre as mortes com sinais de execução Jovem Pan* · há 12 horas