Campos Neto é nomeado primeiro presidente com mandato fixo do BC
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, foi nomeado para o primeiro mandato fixo da autoridade monetária nacional e deve ficar no cargo até o dia 31 de dezembro de 2024. A oficialização foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 20. O ato ocorre após a aprovação do projeto que concede autonomia ao BC, em fevereiro. Entre as principais mudanças, o novo regulamento prevê mandatos fixos de quatro anos ao presidente e diretores da instituição, com possibilidade de serem renovados por mais um período de quatro anos. O início do mandato do presidente do Banco Central deve coincidir com o primeiro dia útil do terceiro ano de poder do presidente da República. O texto ainda prevê a distribuição dos diretores em quatro nomeações duplas.
Além de Campo Neto, o decreto desta terça-feira determina que os diretores Fábio Kanczuk e João Manoel Pinho de Mello ficarão no cargo até dezembro de 2021. Bruno Serra Fernandes e Paulo Sérgio Neves de Souza foram nomeados até fevereiro de 2023, e Maurício Costa de Moura até dezembro de 2023. Carolina de Assis Barros e Otávio Ribeiro Damaso ficarão na diretoria até dezembro de 2024. A diretora Fernanda Nechio pediu para deixar o BC em março e deve ser exonerada após a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 4 e 5 de maio. A economista deve ser substituída por Fernanda Guardado após aprovação do Senado, com mandato até 31 de dezembro de 2023.
[jp-related-posts ids=”1081287,1081255,1081196″]
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre
No segundo trimestre, o prejuízo líquido foi de R$ 2,39 bilhões, queda de 5,5% em relação ao prejuízo de R$ 2,53 bilhões registrado no mesmo período de 2025
- Governo prorroga subvenção à gasolina até 9 de setembro, quando vence MP Estadão Conteúdo · há 5 dias
- Receita libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2026 Agência Brasil · há 7 dias
- Projeção do Focus para crescimento do PIB de 2026 segue em 1,98% Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Focus: IPCA 2026 segue em 5,02%, acima da meta de inflação; Selic 2027 fica em 13,75% Estadão Conteúdo · há 2 semanas