Por coronavírus, diretor-geral da OMC prevê crise econômica pior que a de 2008
O brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), alertou nesta quinta-feira que, devido à pandemia do novo coronavírus, o mundo caminha para uma crise econômica pior do que a sofrida em 2008.
“As projeções mais recentes indicam uma recessão acompanhada de uma perda de empregos pior do que a produzida pela crise financeira de 12 anos atrás”, explicou o líder do órgão, em mensagem publicada nos canais oficiais da OMC.
“A Covid-19 ameaça as vidas de milhões de pessoas no mundo, e, embora seja uma crise de saúde, acima de qualquer outra coisa, a pandemia também terá inevitável impacto na economia, no comércio, nos empregos e no bem-estar”, explicou o brasileiro.
Azevêdo destacou ainda que muitos governos estão introduzindo medidas de estímulo fiscal e monetário, que incrementarão as defesas diante da recessão, mas ao mesmo tempo é preciso uma resposta global para uma pandemia. “Nenhum país é autossuficiente, por mais poderoso ou avançado que esteja”, afirmou o diretor-geral da OMC.
Azevêdo disse que o comércio é o que permite uma produção eficiente e o abastecimento de bens e serviços básicos, como equipamento médico, alimentos, fontes de energia, mas que, no momento, muitos países restringiram exportações para evitar falta para a própria população e maior colapso no sistema de saúde.
“Quando a crise sanitária começar a regredir, o comércio permitirá que os países ajudem uns aos outros. A história não nos esquecerá, nem nos perdoará se fracassarmos na hora de ajudar aqueles que mais precisam, estejam onde estiverem”, concluiu.
*Com informações da Agência EFE
continue lendo
Macroeconomia
BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano
Em comunicado, o Copom disse que a decisão é 'compatível com a estratégia' de convergir a inflação à meta, mas afirmou haver 'cenário de incerteza' para a continuidade dos cortes
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 semanas
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 semanas
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 semanas
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 3 semanas