’13 Reasons Why’: Netflix decide remover cena de suicídio de Hannah Baker
Depois de um estudo que apontou uma conexão entre o aumento de suicídios entre adolescentes e a popularidade da série “13 Reasons Why”, a Netflix decidiu remover uma cena gráfica da personagem Hannah Baker (Katherine Langford) tirando sua própria vida.
“Nós ouvimos de muitos jovens que ’13 Reasons Why’ os encorajou a começar conversas sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio para conseguir ajuda – frequentemente pela primeira vez”, afirmou a plataforma de streaming em comunicado nas redes sociais.
A Netflix explicou que buscou orientação de entidades médicas para tomar a decisão: “Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada, ponderamos sobre o debate a respeito da série. Portanto, de acordo com a orientação de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editar a cena em que Hannah Baker tira sua própria vida na 1ª temporada”.
Yorkey afirmou que a intenção por trás da controversa cena foi mostrar a “horrível realidade” para garantir que “ninguém deseje copiá-la”. No entanto, a Dra. Moutier expressou suas preocupações e o criador da atração voltou atrás.
“Não há uma cena mais importante que a vida do show, que traz a mensagem que devemos cuidar um dos outros. Nós acreditamos que essa remoção vai ajudar a série a fazer o melhor possível pelo maior número de pessoas, reduzindo o risco especialmente para jovens espectadores”, concluiu o produtor executivo.
O estudo mencionado concluiu que o índice de suicídios em indivíduos de 10 a 17 anos cresceu 30% em abril de 2017, mês em que “13 Reasons Why” estreou.
An update on 13 Reasons Why
If you or someone you know needs help finding crisis resources please visit https://t.co/cNtjtuNG1p pic.twitter.com/SxGjbYpZF6
— Netflix US (@netflix) July 16, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.