Botafogo registra três títulos mundiais e busca reconhecimento da Fifa
O Botafogo quer ser reconhecido como tricampeão mundial! Na última quinta-feira (9), o Alvinegro carioca atualizou o seu site e classificou as conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1698 e 1970 como títulos do Mundial de Clubes.
De acordo com o presidente Nelson Mufarrej, o Botafogo irá até a Fifa para tentar oficializar as conquistas como mundiais.
“É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial”, disse o mandatário, em entrevista ao Globoesporte.com.
“Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória”, explicou.
Realizada em Caracas, na Venezuela, a Pequena Taça do Mundo contou com participações de equipes sul-americanas, gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu. Até seleções nacionais disputaram o torneio em algumas ocasiões.
Nas três edições em que o Glorioso se sagrou vencedor, o time carioca precisou bater poderosos times, como Barcelona, Benfica e Peñarol. Os cariocas também chegaram a ganhar da seleção argentina e soviética.
O Botafogo, entretanto, não é o único brasileiro detentor do campeonato. Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Bangu já se sagraram campeões.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.