Botafogo registra três títulos mundiais e busca reconhecimento da Fifa

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2020 10h06
Divulgação BFREstádio Nilton Santos

O Botafogo quer ser reconhecido como tricampeão mundial! Na última quinta-feira (9), o Alvinegro carioca atualizou o seu site e classificou as conquistas da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1698 e 1970 como títulos do Mundial de Clubes.

De acordo com o presidente Nelson Mufarrej, o Botafogo irá até a Fifa para tentar oficializar as conquistas como mundiais.

“É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial”, disse o mandatário, em entrevista ao Globoesporte.com.

“Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória”, explicou.

Lista de títulos do Botafogo tem três conquistas de mundiais

Realizada em Caracas, na Venezuela, a Pequena Taça do Mundo contou com participações de equipes sul-americanas, gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu. Até seleções nacionais disputaram o torneio em algumas ocasiões.

Nas três edições em que o Glorioso se sagrou vencedor, o time carioca precisou bater poderosos times, como Barcelona, Benfica e Peñarol. Os cariocas também chegaram a ganhar da seleção argentina e soviética.

O Botafogo, entretanto, não é o único brasileiro detentor do campeonato. Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Bangu já se sagraram campeões.