Fifa tem proposta aprovada e equipes poderão realizar até 5 substituições por jogo
O Comitê Internacional das Associações de Futebol (Ifab, na sigla em inglês) aprovou, nesta sexta-feira (8), a proposta da Fifa que muda o regulamento sobre substituições. A partir de hoje, as equipes poderão realizar até cinco alterações durante uma partida, ao invés das tradicionais três. A emenda é provisória, válida para campeonatos que serão finalizados até 31 de dezembro de 2020 e visa ajudar os times com a maratona de jogos após a pandemia do novo coronavírus.
Em comunicado, a Fifa explicou que, para evitar interrupções no jogo, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições, sendo que elas também poderão ser feitas no intervalo.
A decisão de aplicar a regra permanecerá a critério de cada Federação. Enquanto isso, a IFAB e a FIFA determinarão posteriormente se essa emenda temporária precisará ser estendida ainda mais (para competições que devem ser concluídas em 2021).
Na última quinta-feira, a Federação Espanhola de Futebol, por exemplo, demonstrou ser favorável ao uso da emenda. No país, os clubes já estão voltando a treinar individualmente, mas ainda não sabem quando retornarão aos estádios.
A Fifa também informou que os torneios que se encerram neste ano, tenham eles já iniciado ou não, podem interromper o uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), caso julguem necessário.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.