Em meio à pandemia, governo de SC autoriza times a retomarem os treinamentos

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2020 11h48 - Atualizado em 12/05/2020 11h54
LIAMARA POLLI/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO SC - PALMEIRAS x CHAPECOENSE / ARENA CONDÁ / BRASILEIRÃO / SANTA CATA - ESPORTES - O jogador Borja do Palmeiras, durante comemoração do gol em partida válida contra a equipe do Chapecoense pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, no estádio da Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina, na noite deste domingo (02). 02/09/2018 - Foto: LIAMARA POLLI/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO A Chapecoense voltará a treinar após decreto

Chapecoense, Avaí, Figueirense e todos os outros clubes de Santa Catarina foram autorizados a retomar os treinamentos, desde que respeitem os protocolos de combate à Covid-19. O governo do Estado flexibilizou o decreto e liberou os treinamentos para os clubes que se preparam para o mata-mata do Campeonato Catarinense e também para aqueles que lutam contra o rebaixamento.

“Entre as orientações estão a higienização de todos os equipamentos, participação apenas de pessoas com pelo menos 12 anos de idade, evitar cumprimentos antes e após as atividades, não compartilhar garrafas de água e outros itens pessoais, tomar banho apenas em boxes individuais e evitar aglomeração em áreas comuns como vestiários e refeitórios, entre outras”, diz parte da nota oficial.

O Estadual de Santa Catarina foi paralisado em meados de março após a última rodada da primeira fase. Os clubes entraram de férias em abril e, na última semana, iniciaram os treinos online, em casa. Na tentativa de convencer o governo de Santa Catarina, os clubes até criaram um guia médico com protocolo. Após a primeira negativa, desta vez houve liberação.

“Os atletas deverão ser avaliados antes de cada treino, com medição diária de temperatura (termografia ou termômetro digital de infravermelho), nas instalações do clube, com uso de máscara e em sala preparada para o feito, sendo que se houver qualquer suspeita ou sintoma sugestivo para a Covid-19, o atleta deve ser afastado imediatamente e encaminhado para avaliação”, diz parte do decreto.

Avaí, Brusque, Figueirense, Marcílio Dias, Criciúma, Juventus, Joinville e Chapecoense disputarão as quartas de final, enquanto Concórdia e Tubarão se enfrentarão contra o rebaixamento.

Conforme informações recentes do Ministério da Saúde, Santa Catarina contabiliza 3.529 casos e 69 óbitos ocasionadas pela Covid-19.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.