Cacique Raoni tem alta após um mês internado
O líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, conhecido como Cacique Raoni, recebeu alta na manhã desta quarta-feira (15). Ele havia sido transferido para o Hospital São Paulo no dia 19 do mês passado.
O defensor emblemático da floresta amazônica, de 94 anos, deu entrada no hospital com “obstrução intestinal, desidratação e pneumonia por aspiração”. No dia seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia. Na última sexta-feira (10), o cacique apresentou um quadro de hemorragia digestiva, que foi contida.
Raoni estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop (MT), desde o dia 14 de junho, após sofrer com vômitos, dor abdominal e expectoração com sangue.
Não é a primeira vez que o líder kayapó enfrenta uma hospitalização neste ano. Em maio, ele esteve internado para tratar uma hérnia e foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva e problemas cardíacos.
Quem é Cacique Raoni
Reconhecido internacionalmente por sua defesa da Amazônia e dos povos indígenas, Raoni se manteve ativo até há pouco tempo.
Apesar de visivelmente debilitado, em abril ele participou do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização indígena do Brasil, que reúne a cada ano em Brasília milhares de líderes e povos originários para reivindicar direitos, território e políticas públicas.
O cacique se tornou conhecido nos anos 1970, quando militava contra uma estrada transamazônica durante a ditadura militar. Ele fez sua primeira turnê internacional em 1989, após receber o músico britânico Sting na Amazônia.
continue lendo
Jovem Pan
JP Conecta Saúde debate o futuro da oncologia; acompanhe ao vivo
Evento da Jovem Pan reúne especialistas nesta quarta-feira (16) para discutir avanços na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer
- Morre João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida, aos 87 anos Jovem Pan · há 1 semana
- Polícia investiga caso de jovem que saltou de carro em movimento para fugir de sequestro no RJ Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Adolescente é arrastada após motorista de aplicativo tentar fugir com troco Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Rio Grande do Sul tem chuva congelante e menor temperatura do ano Estadão Conteúdo · há 2 semanas