Cacique Raoni tem alta após um mês internado
O líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, conhecido como Cacique Raoni, recebeu alta na manhã desta quarta-feira (15). Ele havia sido transferido para o Hospital São Paulo no dia 19 do mês passado.
O defensor emblemático da floresta amazônica, de 94 anos, deu entrada no hospital com “obstrução intestinal, desidratação e pneumonia por aspiração”. No dia seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia. Na última sexta-feira (10), o cacique apresentou um quadro de hemorragia digestiva, que foi contida.
Raoni estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop (MT), desde o dia 14 de junho, após sofrer com vômitos, dor abdominal e expectoração com sangue.
Não é a primeira vez que o líder kayapó enfrenta uma hospitalização neste ano. Em maio, ele esteve internado para tratar uma hérnia e foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva e problemas cardíacos.
Quem é Cacique Raoni
Reconhecido internacionalmente por sua defesa da Amazônia e dos povos indígenas, Raoni se manteve ativo até há pouco tempo.
Apesar de visivelmente debilitado, em abril ele participou do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização indígena do Brasil, que reúne a cada ano em Brasília milhares de líderes e povos originários para reivindicar direitos, território e políticas públicas.
O cacique se tornou conhecido nos anos 1970, quando militava contra uma estrada transamazônica durante a ditadura militar. Ele fez sua primeira turnê internacional em 1989, após receber o músico britânico Sting na Amazônia.
continue lendo
Jovem Pan
Debate presidencial Band/Jovem Pan é adiado para dia 18 de outubro
Debate Presidencial Band/Jovem Pan reúne os candidatos que disputam o segundo turno das eleições de 2026; transmissão terá cobertura antes e depois do confronto
- PL terá mais de um terço do Senado em 2027; PSD cai de 14 para cinco cadeiras Jovem Pan · há 5 dias
- Jovem Pan terá cobertura especial das eleições 2026 neste domingo; veja programação Jovem Pan · há 1 semana
- Quem era Bruno Avelar, empresário morto em helicóptero com cantor Rick em SC Jovem Pan · há 3 semanas
- JP Conecta Saúde debate o futuro da oncologia; acompanhe ao vivo Jovem Pan · há 3 semanas