Musk volta a assessorar o governo Trump em projeto sobre o futuro das guerras
O bilionário Elon Musk voltará a assessorar oficialmente o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um dos responsáveis por um estudo sobre o futuro da guerra, anunciou o Pentágono.
Musk comandou brevemente o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), até sua saída em maio de 2025, após um afastamento público de Trump.
Em um discurso na quarta-feira na base militar de Quantico, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que o chamado “Projeto Meridian” será “uma iniciativa liderada pelas melhores mentes dos Estados Unidos para estudar o futuro da guerra”.
“Estamos aproveitando uma fonte única de vantagem americana, uma que nossos adversários não têm: nossos inovadores, nossas grandes lideranças e nossos tecnólogos”, disse Hegseth.
Musk vai copresidir o Projeto Meridian ao lado de Palmer Luckey, cofundador da empresa de tecnologia de defesa Anduril Industries, e de Newt Gingrich, ex-presidente republicano da Câmara dos Representantes, de 83 anos.
Elon Musk apoiou Trump e contribuiu para seu retorno à Casa Branca no início de 2025, mas os dois protagonizaram uma ruptura muito midiática devido à política de gastos promovida pelo presidente.
Mais tarde, ele retomou suas contribuições a causas republicanas, incluindo doações bilionárias a candidatos e a grupos políticos conservadores.
Hegseth afirmou que o objetivo do projeto é “examinar criativamente o futuro e identificar os campos que devemos dominar e as capacidades que devemos aperfeiçoar”.
Os integrantes do projeto incluirão líderes do setor privado selecionados pessoalmente e especialistas de diversas áreas da inovação, do meio acadêmico e das políticas públicas.
Hegseth determinou que as conclusões do Projeto Meridian sejam finalizadas e apresentadas em um prazo de 120 dias.
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Brasil e EUA se reúnem, mas negociações terminam sem avanços sobre o tarifaço
Segundo apuração da coluna, as conversas foram difíceis e Washington segue irredutível. O único resultado concreto do encontro foi a criação de um novo grupo de trabalho para dar continuidade às negociações
- Mulher condenada à morte sobrevive à injeção letal e é hospitalizada AFP · há 2 minutos
- Emirados Árabes abrem investigação após ataque em voo que seguia para Israel Jovem Pan · há 43 minutos
- Paquistão bombardeia o Afeganistão e governo afegão diz que 9 civis morreram Marcelo Bamonte · há 3 horas
- Suprema Corte dos EUA dá aval para 1ª execução de mulher no Tennessee em 200 anos AFP · há 8 horas