Nobel de Química 2025 premia trio por pesquisas sobre novas estruturas moleculares
O japonês Susumu Kitagawa, o jordano-americano Omar M. Yaghi e Richard Robson, nascido no Reino Unido, ganharam nesta quarta-feira(8) o Prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento das chamadas estruturas metalorgânicas. “Essas construções, denominadas estruturas metalorgânicas, podem ser usadas para recuperar água do ar no deserto, capturar dióxido de carbono, armazenar gases tóxicos ou catalisar reações químicas”, especificou o júri em um comunicado.
Os nomes de Yaghi e Kitagawa estavam há anos na lista para o prêmio de Química. “As estruturas metalorgânicas têm um enorme potencial, pois oferecem oportunidades antes inimagináveis para criar materiais feitos sob medida com novas funções”, afirmou Heiner Linke, presidente do Comitê do Nobel de Química. O Nobel de Química é o terceiro prêmio da temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/o/0v8ePwRM6sYfqJ7ZpFyQ/g2uq0y2wsaacfhi.jpg)
Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi (Reprodução/Nobel)
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”2065021,2064675,2064639″]
continue lendo
Mundo
Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro
'Não consigo imaginar isso', disse ele em entrevista concedida à revista 'Time'
- Nasa lança missão Crew-13 com 4 astronautas à Estação Espacial Internacional Júlia Lara · há 10 horas
- Trump diz que está acompanhando as eleições no Brasil ‘de perto’ Fernando Keller · há 11 horas
- Milei chama Lula de ladrão e declara apoio a Flávio Bolsonaro: ‘Meu amigo’ Jovem Pan · há 14 horas
- Governo Trump destinou US$ 1 milhão para projeto que contesta atuação do STF, diz jornal Jovem Pan · há 17 horas