Trump assina decreto que limita imigração pela fronteira com o México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (9) um decreto que suspende e limita por 90 dias a entrada de qualquer cidadão de outo país pela fronteira com o México, para lidar com o problema que ele chama de “imigração em massa”.
Em comunicado, Trump afirma que os EUA esperam a chegada de um número “substancial” de pessoas que partem da América Central nas chamadas “caravanas”. Com a nova medida, candidatos a asilo devem entrar no sistema a partir da fronteira mexicana.
Ilegais não terão direito a asilo
De acordo com as novas regras, quem entrar ilegalmente em território norte-americano perderá o direito ao pedido de asilo. Para Trump, essa é uma “ação imediata” para “proteger os interesses nacionais” e garantir o gerenciamento adequado da questão.
Durante o período de 90 dias, autoridades dos Estados Unidos poderão retirar imigrantes ilegais do país e enviá-los ao México. Depois desse período, as medidas serão reavaliadas. As regras valem apenas para quem chegar ao país após a assinatura do decreto.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
França, Canadá, EUA e China devem “unir forças” por uma IA “segura”, diz premiê canadense
Mark Carney cobrou ação das quatro nações, que ele classificou como "na vanguarda da IA"
- Secretário do Tesouro dos EUA exalta sucesso da reunião com a China sobre comércio e IA AFP · há 2 horas
- Trump diz que ‘Arco do Triunfo dos EUA’ terá drones, atiradores de elite e depósito de munição Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Haiti extradita para os EUA 18 suspeitos do assassinato do presidente Moïse AFP · há 6 horas
- Brasil, UE, Quênia e Canadá escrevem manifesto em defesa do multilateralismo antes da ONU Estadão Conteúdo · há 7 horas