Trump diz que Marinha dos EUA abateu sete navios do Irã em Ormuz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (4) que a Marinha norte-americana abateu sete pequenas embarcações do Irã no Estreito de Ormuz. Segundo o republicano, a ação foi adotada em retaliação ao ataque iraniano contra navios na passagem.
O líder norte-americano afirmou que, por uma embarcação da Coreia do Sul ter sido alvo da ofensiva, talvez “seja hora” de Seul “juntar-se à missão”. Trump informou que, além do navio sul-coreano, não foram registrados danos contra outros barcos.
No domingo (3), Trump anunciou um plano para que as forças dos Estados Unidos escoltem navios no Estreito de Ormuz, batizado de “Projeto Liberdade”. Ele descreveu a medida como um gesto “humanitário” para ajudar os marinheiros bloqueados na passagem marítima, que, segundo ele, poderiam estar sem alimentos e outros suprimentos essenciais.
O comando militar do Irã advertiu que atacaria as tropas norte-americanas se a operação fosse levada adiante. Teerã fechou quase por completo a passagem pelo Estreito de Ormuz, crucial para o tráfego mundial de combustíveis, desde que Estados Unidos e Israel iniciaram os ataques contra o país em 28 de fevereiro. Em represália, Washington mantém um bloqueio naval aos portos iranianos.
*Com informações de AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Irã acusa EUA de ‘terrorismo de Estado’ por novas sanções econômicas
Teerã afirma que medidas colocam milhões de civis em risco e cobra reação da ONU
- Navio petroleiro é atingido por projétil no Estreito de Ormuz; não há registro de vítimas Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Naufrágio no Chipre deixa oito mortos e 17 desaparecidos AFP · há 3 horas
- Líder supremo do Irã pede união muçulmana contra EUA e Israel Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Operações de resgate no Himalaia avançam com extrema dificuldade AFP · há 4 horas