Zelensky acusa Rússia de ‘escalada da Páscoa’ em meio proposta de interrupção nos ataques
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusa a Rússia de uma “escalada de Páscoa” após um ataque diurno em grande escala que matou pelo menos duas pessoas. “Essencialmente, os russos apenas intensificaram seus ataques, transformando o que deveria ter sido silêncio nos céus em uma escalada de Páscoa”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy no X.
Desde o início da guerra, há mais de quatro anos, a Rússia tem realizado grandes ataques com drones e mísseis principalmente à noite. Nas últimas semanas, ela enviou repetidamente centenas de drones e mísseis durante o dia, estabelecendo um recorde para o número de armas usadas em um desses ataques em 24 de março.
No início desta semana, Zelensky propôs uma interrupção nos ataques durante o feriado da Páscoa e disse que a Ucrânia retribuiria se a Rússia parasse com os ataques ao setor de energia. Moscou rejeitou a ideia.
“O objetivo desses ataques diurnos é claro. A Rússia está deliberadamente tentando aumentar o número de vítimas civis, perturbar a vida, espalhar o medo e danificar a infraestrutura da Ucrânia”, disse a primeira-ministra Yulia Svyrydenko no X.
Nesta sexta-feira (3), os drones atingiram infraestruturas residenciais e civis nas regiões centrais de Zhytomyr e Kiev, matando uma pessoa em cada uma delas, disseram seus governadores no aplicativo Telegram.
A Ucrânia destruiu 515 dos 542 drones e 26 dos 37 mísseis lançados pela Rússia desde a noite de quinta-feira, disse a Força Aérea da Ucrânia no Telegram. “Podemos ver que o inimigo está usando novas rotas, novos drones que eles estão constantemente modernizando e novas táticas”, disse o porta-voz da Força Aérea, Yurii Ihnat, na televisão estatal na sexta-feira.
*Reuters
continue lendo
Mundo
União Europeia pede sanções dos EUA contra Rússia para ‘terminar a guerra’ na Ucrânia
Kaja Kallas, alta representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, disse que o bloco pedirá aos Estados Unidos que alinhem sanções
- Papa Leão XIV retira parte do pulmão e tem câncer confirmado, diz Vaticano Jovem Pan · há 2 horas
- Papa Leão XIV passa por cirurgia para retirada de nódulo no pulmão Jovem Pan* · há 4 horas
- Alemanha investiga jovens suspeitos de usar robô para assediar adolescente Jovem Pan · há 9 horas
- Papa Leão XIV será operado nesta terça-feira para retirada de nódulo do pulmão Jovem Pan* · há 10 horas