ABNT estabelece normas técnicas para produção de máscaras de tecido
Depois que entidades da saúde ampliaram as recomendações de uso de máscaras de tecido diante à pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu um manual voltado para o produto de proteção.
No documento, a ABNT reforça que o tecido deve cobrir do queixo ao nariz e não pode ter válvulas inspiratórias ou expiratórias. O equipamento deve ser feito com material filtrante, que não produza irritações na pele e alças de elástico ou tecido que se ajustam às orelhas ou cabeça.
O presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mario William Esper, lembra que a máscara já deve estar pronta quando for comprada pelo usuário. A ABNT recomenda que as máscaras suportem pelo menos trinta lavagens. O equipamento deve ser embalado e, para os produzidos em larga escala, etiquetados.
A Associação ainda orienta que as superfícies usadas para a confecção sejam desinfetadas com álcool 70% ou hipoclorito de sódio a 1%. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Fernando Pimentel, o manual não vai engessar a fabricação.
O manual completo com as orientações da ABNT para confecção de máscaras reutilizáveis para uso não profissional pode ser encontrado no site.
É necessário preencher o campo “número” com os numerais 1002 e fazer um cadastro para ter acesso ao documento.
*Com informações da repórter Nanny Cox
Assuntos
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 3 semanas