Após queda em média de sepultamentos, Manaus mantém enterros em valas comuns
Mesmo após a redução no número de sepultamentos em Manaus, a Prefeitura vai manter os enterros dos caixões em valas comuns enquanto observa o comportamento da covid-19 na capital. O sistema de trincheiras, como foi denominado, foi implementado no dia 21 de abril.
Durante a pandemia, Manaus atingiu o pico de 140 enterros no dia 26 de abril, fazendo com que o registro de mortes chegasse a 108% acima da média histórica. Nas duas últimas semanas, a média caiu de 100 para 38 por dia, próximo ao que era registrado antes da chegada da doença.
O Amazonas registra mais de 49 mil casos confirmados da covid-19. Por meio de nota, a Prefeitura explicou que, com a reabertura gradual do comércio autorizada pelo governo estadual, o município vai monitorar o comportamento dos próximos dias antes de suspender a modalidade de ‘trincheiras’ nos cemitérios da capital.
O rápido aumento de mortes fez com que dezenas de covas fossem abertas. No pico da pandemia, caixões chegaram a ser empilhados dentro das valas — com isto houve muita reclamação e revolta por parte de familiares. As autoridades do município retrocederam e a medida foi cancelada.
Por conta do elevado número de mortes registradas em abril, 64 famílias optaram pela cremação. Por causa da fila, sepultamentos chegaram a ser realizados à noite.
Segundo o governo, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus alcançou 96% em abril. No final de semana passada, a taxa apontou um patamar de 68%.
*Com informações do repórter Daniel Lian
Assuntos
continue lendo
Notícias
Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES
Iniciou sua trajetória eletiva ao ser eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) durante as eleições de 2018
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 4 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 4 semanas