Hospitais de campanha do RJ serão entregues na próxima semana, garante órgão

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2020 11h54
Divulgação / Prefeitura O instituto afirmou que o trabalho vem sendo feito “de forma consistente” para evitar novos adiamentos e garantir que vidas sejam salvas

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), organização social responsável por construir e gerir sete dos nove hospitais de campanha contratados pelo governo do estado do Rio de Janeiro para atendimento de pacientes com a Covid-19, prometeu que até a próxima semana todas as unidades serão entregues.

O instituto afirmou que o trabalho vem sendo feito “de forma consistente” para evitar novos adiamentos e garantir que vidas sejam salvas. “Os problemas de entrega foram ocasionados por diversos problemas, como dificuldades burocráticas, legais e jurídicas; obras não previstas originalmente; dificuldade na contratação de pessoal; precariedade de acesso para os locais escolhidos; violência nas vias de acesso; e mudanças pontuais no plano técnico dos leitos por parte da SES [Secretaria de Estado de Saúde]”, disse o Iabas em nota.

A secretaria informou que foi criado na segunda-feira (18) o Comitê de Supervisão dos Hospitais de Campanha, para fiscalizar a estrutura emergencial montada para atender os pacientes com a Covid-19. Segundo a SES, o governo cobrou um plano imediato e concreto para a entrega das unidades, a compra de equipamentos, a contratação de pessoal e a abertura de leitos. A organização se comprometeu a apresentar o plano até a quarta-feira (20).

Cronograma
Em ofício encaminhado na segunda pelo Iabas à SES, a organização detalha os motivos dos atrasos e informa a nova previsão para a abertura das unidades. Para o Hospital de Campanha do Maracanã, a previsão de entrega do pavilhão B é a sexta-feira (22). O atraso de 20 dias foi causado, entre outras coisas, por questões burocráticas e legais que paralisaram a obra por dez dias.

O Hospital de São Gonçalo será entregue na quinta-feira (21), com atraso de 23 dias. Em Nova Iguaçu, a previsão também é de entrega na quinta. Em Campos dos Goytacazes, o atraso de 24 dias foi provocado pela necessidade de adequação do terreno ao tamanho da estrutura do hospital de campanha e a entrega da unidade está prevista para o dia 25.

O hospital de campanha de Casimiro de Abreu deve ser entregue no dia 27. A unidade de Duque de Caxias deve ser entregue no dia 26, com 17 dias de atraso provocado pela necessidade de drenagem e nivelamento do terreno, além de questões burocráticas e jurídicas que paralisaram as obras por 10 dias.  O último hospital previsto, em Nova Friburgo, deve ser entregue pelo Iabas no domingo (24), 23 dias após a data inicial.

O instituto alega também que o atraso no pagamento de uma parcela pela SES fez com que a entrega de respiradores comprados da China prevista para o dia 10 fosse adiada para o dia 23. O Iabas disse que manteve a SES informada de todas as intercorrências.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.