José Levi é nomeado como o novo advogado-geral da União
O presidente Jair Bolsonaro nomeou José Levi Mello do Amaral Júnior como novo advogado-geral da União. O decreto foi publicado nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União.
Levi ocupa agora o cargo que era de André Mendonça, também nomeado nesta terça-feira como novo ministro da Justiça e Segurança Pública no lugar de Sergio Moro, que pediu demissão na sexta-feira (24).
O novo advogado-geral da União era o procurador-geral da Fazenda Nacional desde o início do governo Bolsonaro. O cargo tem como principal atribuição atuar na cobrança dos débitos não quitados e inscritos na Dívida Ativa da União. A Fazenda Nacional é vinculada ao Ministério da Economia e também faz parte da estrutura da Advocacia-Geral da União (AGU).
No cargo de procurador-geral desde 2000, Levi é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, instituição onde também é professor, com título de livre-docência em direito constitucional.
O novo advogado-geral da União tem pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, de Portugal e já ocupou o cargo de secretário executivo do Ministério da Justiça e de consultor-geral da União na AGU.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo registra tarde mais fria para um mês de setembro em 26 anos
Capital registrou 13,6 °C, a menor temperatura máxima registrada foi de 13,1 °C, em 26 de setembro de 2000
- Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes Jovem Pan · há 21 horas
- Veja quais são os próximos feriados do 2º semestre Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Quadrilha invade e furta casa em área nobre de São Paulo Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Mulher de PM é achada morta em Embu das Artes; polícia investiga o caso Estadão Conteúdo · há 1 dia