MEC divulga edital do Sisu 2024 com mudanças e ampliação de cotas

Cotistas concorrerão a todas as vagas, e não penas aquelas destinadas a grupos específicos; inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro

  • Por da Redação
  • 29/12/2023 19h42
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Site do Sisu Processo seletivo do Sisu irá ofertar vagas para cursos com início previsto no primeiro e segundo semestre de 2024

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 29, o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, trazendo algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Diferentemente das edições anteriores, este ano haverá apenas uma única edição do Sisu — não haverá o Sisu 2 em junho ou julho. As inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro. O processo seletivo do Sisu, que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior, irá ofertar vagas para cursos com início previsto no primeiro e segundo semestre de 2024. No entanto, os estudantes não poderão escolher em qual semestre irão ingressar, pois isso será definido pela ordem de classificação.

Uma das novidades para este ano é que a lista de espera para preencher as vagas não ocupadas poderá ser utilizada durante todo o ano pelas universidades. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em entrar na lista de espera no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso. Outra mudança para 2024 é em relação às cotas. Agora, todos os candidatos passarão primeiro pela ampla concorrência e, caso não consigam vagas nessa modalidade, poderão concorrer pelas cotas destinadas a grupos contemplados pela Lei de Cotas. Ou seja, os cotistas concorrerão a todas as vagas e ainda manterão as chances caso não as consigam em um primeiro momento. Essa alteração tem como objetivo ampliar o acesso de grupos minoritários às universidades, beneficiando os candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para o acesso ao ensino superior.

Além disso, os quilombolas terão uma reserva de vagas específica, assim como já é feito para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O teto de renda para se beneficiar das cotas em razão de vulnerabilidade socioeconômica também foi reduzido de um salário mínimo e meio para um salário mínimo por pessoa da família. Os resultados do Sisu serão divulgados no dia 30 de janeiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.