Moro altera agenda nos EUA e antecipa volta ao Brasil

Ministro da Justiça e Segurança Pública está no país norte-americano desde o último domingo (23)

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 14h11 - Atualizado em 26/06/2019 14h15
Divulgação/Agência Senado O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deixou os Estados Unidos, onde estava desde domingo (23), e já retornou ao Brasil. Compromissos que estavam marcados para esta quarta-feira (26) no país norte-americano foram substituídos por reuniões em Brasília, em seu gabinete.

Somente na noite de terça-feira, 25, o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou o itinerário dos compromissos do ministro nos Estados Unidos, até então sem explicações. Segundo o MJSP, estavam previstas para esta quarta uma reunião de coordenação e visitas ao FBI e ao Nation Targeting Center, na Virginia.

Uma nova versão, porém, foi publicada nesta manhã, prevendo a volta do ministro ao Brasil. Também constavam dois compromissos na capital federal, na parte da tarde.

Às 16h, está marcada uma reunião com o Secretário Especial de Desestatização, Salim Matar, e com o Diretor de Desestatização, Eduardo Jorge, ambos do Ministério da Economia. Às 19h, o ministro terá uma audiência com o deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Segundo a agenda divulgada à imprensa, Moro visitou a patrulha de fronteira e o Centro de Inteligência da cidade de El Paso, na fronteira com o México. Na terça, foi a Washington e visitou agências de investigação e inteligência do governo americano, inclusive agências de combate a crimes cibernéticos. Os detalhes dessas reuniões e as autoridades envolvidas não foram divulgados

Em sua conta no Twitter, Moro postou fotos das visitas ao Centro de Inteligência de El Paso e da divisão especial de operações antidrogas do Departamento de Justiça americano, em Washington. “O objetivo é conhecer o modelo de força tarefa multiagência contra o tráfico de drogas e aprofundar os laços para cooperação internacional”, escreveu o ministro no microblog.

Audiência na Câmara

Por causa da viagem, Sergio Moro havia cancelado sua participação numa audiência na Câmara dos Deputados prevista para hoje. A ida do ministro à Casa ficou acertada para ocorrer na próxima terça-feira, 2 de julho.

Um dia após o adiamento, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) protocolou um requerimento de informações para que Moro explique sua viagem aos Estados Unidos.

O deputado também fez um pedido para que o ministro seja convocado para comparecer à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e dar esclarecimentos sobre as conversas com procuradores da Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept Brasil.

A falta de esclarecimentos em relação à viagem aos Estados Unidos foi alvo de protestos da oposição. Além do requerimento apresentado pelo deputado do PCdoB, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-RS) fez questionamentos na terça-feira, durante audiência na Câmara que contou com a participação do jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil.

“Moro não deu detalhes, não disse o que foi fazer ou com quem foi falar”, disse a petista, que classificou a agenda do ministro nos EUA como “semiclandestina”. A fala foi feita antes da divulgação dos compromissos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi procurado pela reportagem, mas não respondeu aos questionamentos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.