Secretário: Petrobras, Caixa e BB não devem ser privatizadas no governo Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 20h36 - Atualizado em 03/10/2019 20h37
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Mudanças propostas pela reforma tributária se tornaram alvo de empresários e membros do próprio Ministério da Economia Fachada do Ministério da economia na Esplanada dos Ministérios

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que o governo pretende realizar novas privatizações ainda em 2019, mas não adiantou quais. Ele ainda afirmou que Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil não devem estar entre elas.

“Não posso dizer quais. Temos vendido subsidiárias de estatais que são listadas em bolsa, então devemos vender algumas ações, mas não posso detalhar”, respondeu. “Mas Petrobras, Caixa e BB não estão em nosso mandato para privatização.”

Mesmo já tendo batido a meta de US$ 20 bilhões em privatizações neste ano, Mattar admitiu que os processos de venda de empresas têm sido mais lentos do que esperava.

“Primeiro focamos a Previdência, e achamos que não seria oportuno distribuir nossa energia também nos outros projetos. Agora focaremos outras reformas e projetos, além das privatizações”, afirmou. “As privatizações estão mais lentas do que eu esperava, mas não é fácil fazer. O Estado brasileiro é muito burocrático, sentimos isso na hora de vender estatais.”

Segundo ele, existe grande alinhamento entre os ministros sobre privatizações, mas ainda se discute o “timing” para cada processo. O secretário disse esperar celeridade a partir de agora, por exemplo, no projeto de saída do controle da Eletrobras.

“O Congresso tem mostrado responsabilidade e sensatez, mesmo com desidratação da Previdência. Estou confiante que Congresso será muito favorável às privatizações. Os parlamentares terão responsabilidade e aprovaremos os projetos necessários para as privatizações”, afirmou.

O secretário especial adjunto de Desestatização, Eduardo Araújo Jorge, lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que as vendas de subsidiárias de estatais não precisam passar pela aprovação do Congresso. Ele explicou que a Eletrobras precisa passar pelo Parlamento para voltar ao Programa Nacional de Desestatização. Monopólios como os dos Correios e da Casa a Moeda também precisam de lei específica para serem privatizados.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.