Pontos turísticos do Rio de Janeiro serão reabertos em agosto

Os pontos turísticos também devem seguir os cuidados previstos nas Regras de Ouro do município, que incluem disponibilizar álcool em gel e cobrar o uso obrigatório de máscaras

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2020 15h12
Marcello Casal Jr./Agência Brasil Entre as atrações que decidiram continuar fechadas em julho estão o Bondinho Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, o AquaRio e a roda gigante RioStar

Pontos turísticos do Rio de Janeiro decidiram manter a previsão de retorno para a primeira quinzena de agosto, apesar de terem sido autorizados a funcionar com a fase 4 da flexibilização do isolamento social, decorrente do novo coronavírus. Entre as atrações que decidiram continuar fechadas em julho estão o Bondinho Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, o AquaRio e a roda gigante RioStar. Desde sexta (17), os pontos turísticos da cidade já podem voltar a receber visitantes. A prefeitura determinou, no entanto, que só poderão funcionar com um terço da capacidade máxima, desde que isso não signifique que haja mais de um frequentador para cada 4 metros quadrados de área.

Para funcionar, os pontos turísticos também devem seguir os cuidados previstos nas Regras de Ouro do município, que incluem disponibilizar álcool em gel e cobrar o uso obrigatório de máscaras.

Em nota divulgada em seu site após o anúncio da flexibilização, o bondinho do Pão de Açúcar explicou que a decisão de reabrir em agosto foi tomada de forma unificada com outras atrações, com a intenção de retomar as atividades de forma conjunta e segura.

“O Bondinho do Pão de Açúcar se preparou para a reabertura com um protocolo de segurança que segue todas as medidas de saúde e higienização recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que já garantiu ao parque um selo internacional e três nacionais do cumprimento das normas de prevenção à covid-19”, diz a nota, que promete  que os pontos turísticos estão preparando uma campanha com descontos de até 50% para os cariocas. A ação promocional será divulgada em breve, segundo o texto.

A Roda Gigante Riostar informou que continuarão temporariamente suspensos shows, festas, exposições e aglomerações. Além de verificar a temperatura dos visitantes e trabalhadores, a empresa vai embarcar em cabine exclusiva grupos de familiares e amigos, respeitando o limite de até quatro pessoas.

Protocolo de segurança
No Trem do Corcovado, o protocolo de segurança contra a transmissão do novo coronavírus inclui medidas como a marcações no piso com distanciamento mínimo de 1,5 metro, barreiras físicas nos balcões de atendimento e a diminuição do número de assentos em cada vagão. Outros pontos turísticos, no entanto, já estão abertos. É o caso do Jardim Botânico, que já pode ser visitado com horário agendado desde 9 de julho.

O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, é outra atração que já reabriu em julho, por ser considerado centro comercial. Para visitar a feira é preciso usar máscara, passar pela verificação de temperatura e seguir as regras de distanciamento social.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.