Secretaria de Saúde do RJ confirma surto de sarampo em Paraty

Devido ao surto que ocorre em São Paulo, o alerta da secretaria é para que as pessoas se dirijam aos postos de saúde e se vacinem

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2019 15h47
Marcelo Camargo/Agência Brasil Vacina contra o Sarampo O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida por tosse e espirro

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta segunda (22) que, dos 13 casos de sarampo ocorridos até o momento no estado, 12 foram registrados no município de Paraty.

O último caso foi notificado em 14 de maio. Desde então, não houve mais nenhuma confirmação na cidade. Apesar disso, segundo o assessor Alexandre Chieppe, a secretaria continua monitorando a situação.

“A preocupação existe, mas é menor”, disse. Segundo ele, os casos ocorridos em Paraty estão relacionados a um surto da doença, ou seja, quando uma pessoa transmite para outra, mas afirmou que não há “espalhamento de sarampo” na região. “Agora, não temos casos novos acontecendo em Paraty.”

O estado do Rio de Janeiro tem ainda 30 casos suspeitos de sarampo, espalhados por vários municípios. Na capital, foi confirmado um caso, de uma moradora local que foi infectada em Santos, durante viagem de cruzeiro. Segundo Chieppe, 95% dos casos suspeitos não são confirmados.

Devido ao surto que ocorre em São Paulo, o alerta da secretaria é para que as pessoas se dirijam aos postos de saúde e se vacinem, principalmente quem pretende viajar. Quem já se vacinou anteriormente, mas não pode confirmar, deve se vacinar outra vez, recomendou o especialista da SES.

O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida por tosse, espirro, e tem como principais sintomas febre alta, coriza e olhos irritados.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.