Com estoques baixos, Banco de Sangue de São Paulo convoca doadores
O Banco de Sangue de São Paulo está convocando doadores para o período de festas de fim de ano. A instituição alerta que os níveis de sangue do tipo “O-” estão críticos, com apenas 10% em estoque; os níveis de bolsas de sangue do tipo “O+” e “A-” também estão aquém do necessário. Desde o início da pandemia da Covid-19, os estoques enfrentam uma queda nas contribuições, mas o uso das bolsas de sangue não parou. A líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo, Bibiana Alves, explica que os níveis caem ainda mais durante o período de férias. “A gente realmente tem uma queda por conta dos feriados de novembro, dos recessos e das férias escolares. Com a pandemia, esse nível ficou muito mais agravado, a gente está com 40% dos estoques. Isso é extremamente preocupante porque ao mesmo tempo que os déficits estão aumentando, a demanda também está aumentando. As cirurgias continuam acontecendo, os tratamentos oncológicos. Estamos bem preocupados com essa situação.”
Bibiana Alves afirma que a doação pode ser feita em segurança mesmo durante o período de pandemia. “O Banco de Sangue São Paulo recebeu um certificado de excelência, concedido a algumas instituições que seguem as práticas da segurança do doador”, explica. Durante as festas de fim de ano, o Banco de Sangue de São Paulo atende em alguns horários especiais: no dia 31 de dezembro, o horário de funcionamento vai das 8 horas às 12 horas. Já em primeiro de janeiro, a unidade estará fechada; nos demais dias, de segunda a sexta-feira, o horário será das 8h às 17 horas e, aos sábados e domingos, das 8 horas às 16 horas. Para doar, é necessário ter entre 19 e 69 anos, apresentar um documento original com foto e pesar, no mínimo, 50 quilos. O agendamento pode ser feito através do site “Doe sangue, doe vida”.
[jp-related-posts ids=”1028320,1028197,1028182″]
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini
Assuntos
continue lendo
Brasil
‘Não ter mortos é grata surpresa’, diz capitã dos Bombeiros sobre desabamento no Brás
Prédio de quatro andares desabou nesta sexta-feira (06) com 35 pessoas dentro
- Liminar libera três marcas de bets e põe outorga de R$ 30 milhões no centro da disputa Frederico Manssur · há 15 horas
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 semanas
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 semanas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas