‘Meu INSS’ apresenta instabilidade e dificuldades de acesso nesta terça-feira
Plataforma também apresentou quedas na segunda (19); Dataprev informou que sistemas operam normalmente e atribuiu falhas a volume atípico de 8,5 milhões de consultas
Usuários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentam dificuldades para acessar a plataforma e o aplicativo “Meu INSS” na manhã desta terça-feira (20). Segurados relatam falhas ao tentar realizar o login e lentidão no carregamento dos serviços.
A Jovem Pan testou o site na plataforma DownDetector e registrou que desde segunda-feira (19) o site “Meu INSS” apresenta instabilidade. Na última atualização, às 11h52 desta terça-feira (20), havia 34 reclamações. O pico das reclamações foi registrado às 10h52, com 80 notificações de erro.
Perfis no X (antigo Twitter) colocaram suas reclamações do aplicativo. Um deles postou que “desde anteontem meu app não abre”. Outro disse que o “meu INSS tá fora do ar maior ‘tempão'”.
Aplicativo meu INSS tá fora do ar maior tempão pelo amor de Deus arrumem isso aí
— CJCRUZEIRUDO (@Torcedor1998) January 20, 2026
bora trabalhar @INSS_oficial desde anteontem meu app não abre
— jessi (@ormystic) January 20, 2026
Desde ontem o Meu INSS está fora do ar. #INSS
— Pereira (@PedroPauloPere5) January 20, 2026
Posicionamento oficial
Em nota divulgada na segunda, a Dataprev esclareceu os motivos das falhas recentes. “De acordo com a Dataprev, a instabilidade registrada no Meu INSS nesta segunda-feira (19) foi causada por um aumento atípico no volume de acessos. O problema já foi resolvido e os sistemas operam normalmente”, afirmou a empresa.
Segundo o comunicado, a sobrecarga ocorreu devido à procura simultânea por três atualizações: a margem para empréstimos consignados, o reajuste de benefícios e a nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5.000.
“Em um único dia, foram cerca de 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos, o que impactou o tempo de resposta do sistema”, completou a nota.
A Dataprev também emitiu uma nota para as falhas no aplicativo desta terça-feira. Veja:
A Dataprev é uma empresa pública de tecnologia, parceira estratégica do Governo Federal na manutenção e ampliação de iniciativas de digitalização, automação de processos e transformação digital dos serviços públicos. Sobre a instabilidade no Meu INSS, a empresa informa:
1. Desde a segunda-feira (19), o sistema Meu INSS registra o aumento expressivo de 143% na média diária de acessos – são cerca de 8,5 milhões de acessos, enquanto o comum seria 3,5 milhões, com impacto no tempo de resposta do sistema. A alta demanda é influenciada pelo conjunto de fatores que detalharemos a seguir.
2. Há maior busca pela consulta da margem disponível para empréstimo consignado – que é uma das funcionalidades do sistema –, em decorrência do aumento do Salário Mínimo, que passa a vigorar neste mês.
3. Maior fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento, procedimento que passa a depender do cadastramento da biometria, conforme as regras do INSS em vigor desde novembro, em cumprimento do Decreto No 12.561/2025.
4. A concentração ocorre também após a divulgação da ocorrência de uma indisponibilidade programada dos sistemas, entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro. A manutenção será realizada para implementação de melhorias que integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários. As ações envolvem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções.
5. A manutenção programada é uma das medidas tomadas pela Dataprev para viabilizar implementação mais ágil de novas funcionalidades, com ganhos adicionais de segurança e estabilidade operacional.
6. A empresa está monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma.
Brasília, 20 de janeiro de 2026.


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.