Em clima de apreensão com chuvas no RJ, Justiça desbloqueia R$ 2 bilhões para obras na região serrana
Novamente Petrópolis tem sofrido com fortes chuvas. Na última terça-feira, 13, um temporal atingiu o município do Rio de Janeiro, provocou alagamentos em pontos críticos da cidade e interdição de vias. Diversos serviços foram interrompidos e agora a luta é pela reconstrução de diversos pontos da cidade. Para mudar essa realidade de tragédia recorrentes, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) revogou o bloqueio de R$ 2 bilhões para que o investimento ajude a reconstruir a cidade da região serrana do Estado. De acordo com o órgão, a decisão do presidente do TJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, em atendimento a um pedido da Procuradoria-geral do Estado destaca que a liminar de 1ª instância que concedeu o bloqueio invade a esfera de atuação do Poder Executivo e provoca grave lesão na ordem pública.
O presidente do TJ considerou também que as 26 intervenções estruturais identificadas em ações civis públicas, para as quais o bloqueio de verbas foi anteriormente deferido, se destinam na grande maioria à urbanização, sendo portanto de natureza municipal e cujo a responsabilidade não inclui o Estado do Rio de Janeiro. A decisão atenta ainda para a desnecessidade de bloquear verbas públicas neste momento, já que o empenho de verbas para o pagamento de obras ocorre em sua fase final, sendo precedido por diferentes etapas, cumprimento de trâmite de legal e de mediação para aferição de trabalho concluso, o que demanda vários meses. Mais de 240 pessoas morreram em fevereiro e março deste ano por causa dos deslizamentos de terra em Petrópolis.
[jp-related-posts ids=”1348572,1322313″]
*Com informações do repórter Mateus Koelzer
Assuntos
continue lendo
Brasil
Rio tem o setembro mais chuvoso em 29 anos
Cidade bateu marca de 171,9 mm de acumulado de chuva na tarde desta quarta-feira (23)
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 4 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 6 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas