Em depoimento, Tarcísio de Freitas afirmou que Bolsonaro ‘jamais’ teve a intenção de implementar um golpe de Estado
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, compareceu nesta sexta-feira (30) a Brasília para prestar depoimento em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a audiência, Tarcísio foi interrogado pelo advogado de defesa de Bolsonaro, Celso Vilarde, sobre possíveis menções a uma ruptura institucional após as eleições de 2022. Em seu depoimento, o governador afirmou categoricamente que nunca ouviu Bolsonaro falar sobre tal assunto, nem durante o período de governo, nem após a derrota eleitoral. Tarcísio descreveu o ex-presidente como alguém que estava triste e resignado no final de 2022, enfatizando que Bolsonaro estava mais preocupado com a transição de governo e o futuro do país.
Além disso, Tarcísio foi questionado sobre o dia 15 de dezembro, data em que, segundo a Polícia Federal, Bolsonaro teria assinado um decreto golpista. O governador confirmou que esteve com Bolsonaro nesse dia, mas negou ter ouvido qualquer menção a planos golpistas. Ele destacou que o ex-presidente apenas expressou preocupação com a transição de governo. Tarcísio também afirmou que não viu qualquer ligação de Bolsonaro com os ataques de 8 de janeiro, lembrando que o ex-presidente estava nos Estados Unidos na ocasião.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Outro depoimento relevante foi o de Ciro Nogueira, que prestou depoimento como testemunha de defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça. Nogueira negou ter conhecimento de qualquer plano de golpe ou ruptura institucional por parte de Torres. Ele descreveu Torres como um ministro zeloso e competente, que nunca questionou a lisura do processo eleitoral. As audiências continuarão, com a defesa de Bolsonaro desistindo de algumas testemunhas. Na próxima segunda-feira (2), o senador Rogério Marinho será ouvido como última testemunha de defesa. As declarações de Tarcísio e Nogueira são vistas como parte de um movimento político que pode influenciar o cenário de 2026, especialmente para Tarcísio, que busca navegar entre diferentes espectros políticos.
*Com informações de Janína Camelo
[jp-related-posts ids=”1980038,1979319″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Zanin nega ação que pedia instalação da CPI do Master no Senado
Ministro do STF entendeu que não havia elementos suficientes para comprovar omissão do Senado; decisão ainda pode ser revista
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 3 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 5 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas