Inflação na Venezuela deve chegar a 10 milhões por cento, segundo FMI
A inflação na Venezuela pode chegar a dez milhões por cento ao ano e o desemprego deve bater na casa dos 44% em 2019. A projeção é do Fundo Monetário Internacional, o FMI.
A entidade divulgou nesta terça-feira (09) o último relatório sobre “Perspectivas da Economia Mundial”, que inclui estimativas para 2019 e 2020 sobre o PIB da América Latina e Caribe.
A economista-chefe e diretora de pesquisa do FMI, Gita Gopinath, apontou que é difícil fazer previsões sobre a Venezuela diante de grave crise que atinge o país.
De acordo com a chefe do departamento de pesquisa da entidade, Oya Celasun, há uma contração muito forte. Para ela, a grande preocupação é com a produção de petróleo que está despencando, o que motiva o rebaixamento do país.
De acordo com o documento, a economia na Venezuela deve encolher 25% neste ano. Isso após o PIB venezuelano recuar 18% no ano passado.
Para 2020, a projeção aponta uma queda de 10%. Quanto ao desemprego, a estimativa neste ano é de 47,9%.
A projeção para o país comandado por Nicolás Maduro afeta diretamente as expectativas de crescimento em toda a América Latina. A situação agrava a crise humanitária, política e econômica na Venezuela.
Nesta terça-feira, a Organização dos Estados Americanos reconheceu o representante do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, na entidade.
Com 18 votos a favor e nove contrários, o Conselho Permanente aprovou a resolução que aceita a nomeação de Gustavo Tarre até que sejam realizadas novas eleições no país. A ONU será comunicada da decisão.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
continue lendo
Eliseu Caetano
EUA apresentam acusação contra Maduro e Cilia Flores por tortura de cidadãos americanos
Atualização da denúncia foi apresentada à Justiça Federal de Manhattan, em Nova York, e amplia as acusações que já pesavam contra o casal
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 4 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 4 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 4 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 1 semana