Carlos Mesa anuncia nova candidatura para eleições presidenciais na Bolívia

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2019 10h58
EFE Mesa presidiu o país entre 2003 e 2005

O ex-presidente da Bolívia, Carlos Mesa, anunciou, nesta terça-feira (3) sua candidatura para as eleições presidenciais em seu país após a renúncia de Evo Morales. Ele disse esperar ser recompensado pela “fraude” que o prejudicou no pleito de outubro, quando foi divulgado que havia a votação perdido para Morales.

“Sim, sim, serei candidato nas próximas eleições”, disse Mesa, em um breve comunicado à imprensa durante a Cúpula do Clima (COP-25), em Madri. “Espero ter um resultado que me recupere do roubo de que fui vítima nas eleições de 20 de outubro”, acrescentou, insistindo na “fraude” da qual ele disse ter sido vítima de Morales. “Ele nos roubou o segundo turno.”

A apuração dos votos apontou para um segundo turno entre Morales e Mesa, mas a transmissão de dados parou na noite do próprio dia 20 de outubro e, na retomada da contagem na manhã seguinte, houve uma súbita mudança de panorama, dando a vitória a Morales ainda no primeiro turno.

Mesa, que presidiu o país entre 2003 e 2005, disse esperar que as próximas eleições sejam realizadas “provavelmente em março ou abril do próximo ano”.

Questionado sobre possíveis violações de direitos humanos pelas Forças Armadas e segurança em protestos nas últimas semanas, ele considerou se tratar de “uma questão muito complexa”.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.