Centro de testes de Covid-19 na Holanda é alvo de ataque a bomba

Os locais que realizam exames RT-PCR têm sido alvo constante de vandalismo no país; incidente desta quarta-feira, 3, não deixou feridos

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2021 11h54 - Atualizado em 03/03/2021 12h03
EFE/EPA/KOEN VAN WEELA área foi isolada enquanto especialistas em artefatos explosivos investigam o caso

Uma explosão que atingiu um centro de testes de Covid-19 na Holanda nesta quarta-feira, 3, está sendo tratado como um ataque deliberado pelas autoridades locais. O incidente aconteceu por volta das 7h da manhã do horário local (3h da madrugada em Brasília) na cidade de Bovenkarspel, a cerca de 40 quilômetros de Amsterdã. Não houve feridos, mas meia dúzias de janelas ficaram estilhaçadas. O local permanecerá fechado até o final do dia, enquanto especialistas em artefatos explosivos examinam a área. “Os explosivos não chegaram lá por acidente, obviamente. Mas só saberemos qual foi o motivo quanto tivermos identificado e detido um suspeito”, disse o porta-voz da polícia holandesa em entrevista ao jornal local Algemeen Dagblad.

Essa não é a primeira vez que centros de testes de Covid-19 são alvo de ataques na Holanda. Em janeiro, três pessoas foram presas após causar um incêndio em uma dessas instalações na cidade de Urk, após a introdução do toque de recolher no país. Poucos dias depois, foram encontrados explosivos em outro centro de testes em Hilversum. Além disso, várias janelas de locais onde são feitos exames RT-PCR já amanheceram quebradas em Amsterdã.