China volta a realizar exercícios militares simultâneos em quatro mares

A China realiza exercícios militares periodicamente visando treinar uma força militar de prontidão de combate, mas manobras múltiplas raramente acontecem ao mesmo tempo

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2020 13h16 - Atualizado em 28/09/2020 13h18
Xinhua Net A China detém um poderio militar relevante

A China iniciou cinco exercícios militares simultâneos em partes diferentes de seu litoral nesta segunda-feira (28), a segunda vez em dois meses em que realiza manobras concomitantes em meio a um aumento das tensões regionais. Dois dos exercícios estão acontecendo perto das Ilhas Paracelso, no disputado Mar do Sul da China, um no Mar do Leste da China e outro no Mar de Bohai, mais ao norte, disse a Agência de Segurança Marítima em avisos publicados em seu site. Na porção sul do Mar Amarelo, exercícios com uso de munição real serão realizados entre a segunda-feira (28) e a quarta-feira (30), disse a agência em outro aviso. Todos os navios estão proibidos de entrar na área, alertou.

A China realiza exercícios militares periodicamente visando treinar uma força militar de prontidão de combate, mas manobras múltiplas raramente acontecem ao mesmo tempo. No mês passado, a China anunciou quatro exercícios diferentes, do Mar de Bohai até os mares Amarelo e do Leste e o Mar do Sul da China, o que especialistas militares chineses disseram ser um arranjo de exercícios raro. Os Estados Unidos enviaram aviões-espiões a uma zona de exclusão aérea que abrigou exercícios com uso de munição real no mês passado. Em reação, a China registrou “representações severas” com os EUA.

Ultimamente, Pequim e Washington vêm discordando a respeito de uma variedade de temas que vão de Taiwan à pandemia do coronavírus, o comércio e os direitos humanos. A China também realiza atividades militares frequentes perto de Taiwan, que reivindica para si, e adotou a medida incomum de declarar que tais exercícios se direcionam à ilha.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.