Coreia do Sul diz que Kim Jong-un não passou por procedimentos médicos

Ditador da Coreia do Norte ficou afastado por cerca de 20 dias, o que gerou rumores sobre o seu estado de saúde

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2020 12h19
KCNA/EFENa última sexta-feira, a mídia estatal divulgou fotos de seu mandatário em uma cerimônia que marcou a conclusão de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon

Uma autoridade do governo da Coreia do Sul disse neste domingo (3) que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, não foi submetido a cirurgia ou qualquer outro procedimento médico. A declaração ocorre em meio a especulações sobre o estado de saúde do ditador, depois de ele ter ficado mais de 20 dias sem fazer qualquer aparição pública. O oficial sul-coreano não informou de que maneira o governo do país chegou à tal conclusão.

A Coreia do Sul tem um histórico de verificar eventos referentes à Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo. No entanto, quando surgiram rumores sobre a saúde de Kim nas últimas semanas, o governo sul-coreano firmemente os classificou como infundados e sustentou que não havia atividades incomuns no norte.

Na última sexta-feira (1º), a mídia estatal da Coreia do Norte divulgou fotos de seu mandatário em uma cerimônia que marcou a conclusão de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, província de Phyongan do Sul. Nas imagens, Kim apareceu sorrindo enquanto olhava em volta da fábrica e cortava uma fita vermelha de inauguração. Aparentemente, milhares de trabalhadores, muitos deles usando máscaras, estavam em filas no local, lançando balões ao ar.

* Com informações do Estadão Conteúdo