Espanha: Crianças voltam às ruas do país após 43 dias de confinamento

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2020 13h49
EFE/ Paco Santamaria crianças correndo de mascara' Crianças espanholas puderam brincar na rua neste domingo

Em meio à empolgação, patinetes, triciclos e carrinhos de bebê voltaram às ruas das vilas e cidades da Espanha, neste domingo (26), após 43 dias em que a pandemia da Covid-19 havia enclausurado crianças em suas casas para o “desespero” de si mesmas e de muitos de seus pais.

“Não sei quem mais queria isto, eu ou eles”, reconheceram muitos dos pedestres consultados pela Agência Efe, que aproveitaram a oportunidade para caminhar com seus filhos no primeiro dia de permissão concedida pelo governo desde quando foi decretado no dia 14 de março o estado de alarme e, com ele, o confinamento da população.

De acordo com a norma aprovada pelo governo espanhol, apenas as crianças menores de 14 anos podem sair e pelo período de 1 hora por dia, acompanhadas por um adulto e sempre dentro de um raio máximo de um quilômetro de suas casas.

A saída das crianças de casa é “a primeira medida de alívio” do confinamento, como reconheceu hoje o ministro da Saúde, Salvador Illa, que diante dos novos dados da pandemia na Espanha, afirmou que o país “está definitivamente dobrando a curva” das infecções.

Hoje, pelo terceiro dia consecutivo, houve mais pacientes com a Covid-19 recuperados (3.024) do que novos casos (1.729), enquanto o número de mortes nas últimas 24 horas ficou em 288, 90 a menos que ontem.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.