Itália mobiliza fragata da Marinha para auxiliar flotilha com ajuda para Gaza

Grupo de ativistas que tenta ‘romper o bloqueio israelense’ afirmou ter sido atacado perto da costa da Grécia por ‘múltiplos drones’, que provocaram explosões em algumas das embarcações 

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2025 10h05 - Atualizado em 24/09/2025 10h11
  • BlueSky
gazafreedomflotilla/Instagram Barco com ativistas está a 48 horas de Gaza com ajuda humanitária "O navio já está a caminho da área para possíveis operações de resgate", afirmou o ministro da Defesa, Guido Crosetto

A Itália mobilizou nesta quarta-feira (24) uma fragata da Marinha para ajudar, se for necessário, a flotilha que pretende levar ajuda humanitária a Gaza, depois que os organizadores denunciaram que foram alvo de ataques com drones na costa da Grécia. “Para garantir assistência aos cidadãos italianos na ‘Flotilha’ (…) falei com o primeiro-ministro e autorizei a intervenção imediata da fragata polivalente ‘Fasan’ da Marinha italiana, que navegava ao norte de Creta como parte da Operação Safe Sea”, disse o ministro da Defesa, Guido Crosetto.

“O navio já está a caminho da área para possíveis operações de resgate”, afirmou Crosetto em comunicado publicado pelo ministério no X. Esta flotilha busca chegar a Gaza para entregar ajuda humanitária e “romper o bloqueio israelense”, após duas tentativas anteriores repelidas por Israel em junho e julho. Os ativistas pró-palestinos da flotilha afirmaram nesta quarta-feira ter sido atacados perto da costa da Grécia por “múltiplos drones” que causaram explosões em alguns de seus barcos.

O movimento já havia denunciado outros ataques com supostos drones em 9 de setembro, perto da Tunísia. Crosetto expressou sua “mais firme condenação” diante “desse ataque realizado por drones de origem desconhecida até o momento”. A flotilha composta por 51 barcos partiu há várias semanas de Barcelona com a intenção de entregar assistência ao território palestino devastado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A bordo viajam a ambientalista sueca Greta Thunberg e outras personalidades, como a atriz francesa Adèle Haenel ou o ativista brasileiro Thiago Ávila. O movimento tem como objetivo “abrir um corredor humanitário e acabar com o genocídio em curso do povo palestino”, no contexto da guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas, segundo seus organizadores. Israel anunciou na segunda-feira que não permitirá a chegada da flotilha.

O brasileiro Thiago Ávila acompanha a ativista Greta Thunberg

O brasileiro Thiago Ávila acompanha a ativista Greta Thunberg em embarcação com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza

*Com informações da AFP

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.