Ônibus cai de ponte, pega fogo e deixa ao menos 21 mortos em Veneza

Causa do acidente ainda não foi determinada; 20 pessoas estão hospitalizadas, muitas delas em estado grave

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2023 11h12
ANSA / LOCAL TEAM / AFP acidente em veneza Investigadores analisam as imagens das câmeras de segurança da área para indentificar as causas do acidente

Ao menos 21 pessoas morreram em Veneza, na Itália, na terça-feira, 3, depois que um ônibus caiu de uma ponte, de uma altura de 30 metros, e pegou fogo ao entrar em contato com os cabos elétricos, informaram as autoridades locais. “Uma tragédia atingiu esta noite nossa comunidade”, escreveu no Facebook o prefeito da cidade, Luigi Brugnaro, ao definir o local do acidente como “uma cena apocalíptica”. Os bombeiros explicaram que o veículo caiu de uma ponte que atravessa uma linha de um trem e pegou fogo entre as localidades de Mestre e Marghera, que ficam no município de Veneza. O acidente aconteceu pouco depois das 19h30 (14h30 no horário de Brasília), durante um trajeto entre o centro histórico da cidade dos canais e um camping. Segundo Lucas Zaia, governador de Veneto, da qual Veneza é capital, pessoas de várias nacionalidades estavam no ônibus. Ele também informou que ao menos 20 pessoas estão hospitalizadas, muitas delas em estado grave. 

Um funcionário da administração municipal afirmou que entre os mortos estavam turistas ucranianos. A agência de notícias italiana ANSA também informou a presença de franceses e alemães. Entre os feridos, há três ucranianos, um croata, um alemão e um francês, disse um funcionário municipal.  As equipes de emergência passaram a noite trabalhando para retirar os corpos dos destroços do veículo, operação que terminou durante a madrugada desta quarta-feira. A causa do acidente ainda não foi determinada, mas sabe-se que devido ao impacto, as baterias elétricas do ônibus pegaram fogo. Algumas especulações indicam que o motorista, um dos falecidos, sofreu um mal súbito e perdeu o controle do veículo. Os investigadores estão analisando as imagens das câmeras de segurança da área do acidente.

A tragédia fez com que a direção de assuntos sanitários de Veneza imediatamente acionou o plano de emergência para o fluxo máximo de feridos, chamando médicos de plantão e pessoal de emergência. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, expressou “suas profundas condolências”. “Estou em contato com o prefeito Luigi Brugnaro e com o ministro (dos Transportes) Matteo Salvini para acompanhar as informações sobre esta tragédia”, disse em um comunicado. O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, disse que “o fator que agravou a situação foi o uso de metano, e por isso o fogo se espalhou rapidamente”. “O saldo é trágico e dramático”, acrescentou no noticiário televisivo da emissora pública Rai1.

O patriarca de Veneza, Francesso Moraglia, seguiu para o local do acidente e deu a última bênção às vítimas, cujos corpos estavam cobertos com lençóis brancos, sobre os quais alguém depositou flores vermelhas. O acidente mais grave desse tipo na Itália ocorreu em 28 de julho de 2013, quando um ônibus que transportava cerca de 50 pessoas da província de Nápoles, que retornavam de uma excursão de três dias, caiu 30 metros de um viaduto perto de Avellino. Naquele desastre, 38 pessoas morreram.

*Com informações da AFP

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.