Pentágono diz que Rússia ‘reposiciona’ forças perto de Kiev, mas sem ‘retirada’

Porta-voz diz que pode-se esperar uma grande ofensiva contra outras áreas da Ucrânia

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2022 17h49
EFE / EPA / SERGEY DOLZHENKO Soldado em frente à bandeira da Ucrânia Soldado próximo à ponto de controle na fronteira próximo a Kiev, capital da Ucrânia

A Rússia está “reposicionando” suas forças perto de Kiev, mas o movimento ainda não consiste em uma “retirada”, e a capital da Ucrânia segue sob ameaça, informou nesta terça, 29, o Pentágono, o comando militar dos Estados Unidos. “Estamos vendo um pequeno número (de tropas) que parecem estar se afastando de Kiev”, declarou o porta-voz do Pentágono, John Kirby. “Mas não estamos prontos para chamar isso de um retrocesso ou uma retirada”, continuou Kirby em coletiva de imprensa, afirmando que “acreditamos que o que eles provavelmente têm em mente é um reposicionamento para priorizar outros lugares”.

“Todos deveríamos estar preparados para ver uma grande ofensiva contra outras áreas da Ucrânia”, declarou Kirby. “Isso não significa que a ameaça contra Kiev acabou”. O porta-voz do Pentágono afirmou que “a Rússia falhou em seu objetivo de capturar Kiev”, mas “ainda pode infligir danos brutais ao país, inclusive em Kiev”. A Rússia prometeu nesta terça-feira reduzir a atividade militar em Kiev após conversas “significativas” com a Ucrânia em Istambul, embora os Estados Unidos tenham questionado a “seriedade” de Moscou nessas negociações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.