Putin diz que coronavírus está sob controle na Rússia

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2020 10h28 - Atualizado em 19/04/2020 10h31
EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY Governo russo disse que coronavírus está controlado no país

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste domingo (19) que a epidemia do novo coronavírus está sob controle no país.

“Todos os níveis de poder estão trabalhando em um bom ritmo, de forma organizada e responsável. A situação está sob controle total. Nossa sociedade inteira está unida diante de uma ameaça comum”, declarou o chefe de Estado em mensagem de vídeo divulgada pelo Kremiln neste domingo, dia em que o país comemora a Páscoa Ortodoxa.

Apesar da mensagem, a Rússia registrou recorde de pacientes com Covid-19: foram 6.060 novos diagnósticos de ontem para hoje, fazendo o país se aproximar dos 43 mil casos. Houve 361 mortes desde o começo da crise.

Mais da metade do aumento diário, 3.570 casos, está em Moscou, o epicentro da pandemia na Rússia. A capital teve até agora 24.324 infectados e 176 vítimas do vírus SARS-CoV-2. Autoridades atribuem a forte alta no contágio ao aumento dos testes em todo o país. Foram 1,9 milhão até o momento.

Putin disse que a Rússia tem todas as ferramentas para superar a pandemia. “Uma economia saudável, forte, potencial científico, o material necessário e uma base altamente profissional no campo da saúde”, elencou.

“Nós analisamos cuidadosamente a experiência de outros países, interagimos ativamente com nossos amigos e colegas estrangeiros, entendemos o que está acontecendo, vemos os riscos, sabemos o que precisa ser feito e fazemos o que é necessário”, completou.

O presidente russo admitiu que a luta contra a Covid-19 requer recursos e reservas adicionais, mas ressaltou que o país os tem e os usa para ajudar as pessoas que, em suas palavras, “agora estão em uma situação difícil”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.