Suíça: Pesquisadores estimam que terão vacina contra covid-19 já em outubro
Um time de pesquisadores da Universidade de Bern, na Suíça, está otimista com a possibilidade de produzir uma vacina contra a Covid-19 já em outubro, para imunizar toda a população do país.
“Temos uma chance real de sermos bem-sucedidos”, afirmou Martin Bachmann, chefe de imunologia da universidade, em conferência virtual com órgão da ONU. “A Suíça tem um histórico de pragmatismo e está mais interessada em encontrar uma forma de obter a vacina mais rapidamente.”
Desde o começo da pandemia, em janeiro, autoridades médicas ao redor do mundo correm contra o tempo para a obtenção de vacinas.
A vacina em desenvolvimento tem uma abordagem diferente, ao utilizar partículas similares ao vírus – que não são infecciosas – e que oferecem uma boa resposta imunológica. Um protótipo foi finalizado em fevereiro e testes com ratos tiveram sucesso, com o composto neutralizando o vírus.
O Swissmedic, autoridade responsável por aprovar e supervisionar tratamentos, confirmou que está trabalhando junto ao time de Bachmann e adotou cautela: “Nesta situação excepcional, nós temos de realisticamente encarar o período de 8 a 14 meses até que tenhamos uma vacina contra o novo coronavírus.”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.