Trump promete enviar respiradores a outros países para auxiliar no combate à pandemia
O presidente norte-americano, Donald Trump, deve enviar respiradores a El Salvador, Equador, Honduras e Indonésia. Nesta sexta-feira (24), o líder republicano afirmou que os EUA são os “reis dos respiradores” e que muitos países estão pedindo ajuda dos norte-americanos no combate ao novo coronavírus.
Trump fez os anúncios pelo Twitter e agradeceu a Honduras e El Salvador pelos esforços para diminuir a imigração aos Estados Unidos. No ano passado, os países da América Central assinaram com o governo norte-americano o acordo de “terceiro país seguro”, definindo que alguns imigrantes devem esperar nesses países os resultados dos pedidos de asilo nos Estados Unidos.
No começo do mês, Trump chegou a determinar que agências federais poderiam apreender exportações de equipamentos como respiradores e máscaras.
Nos Estados Unidos, a Covid-19 já causou mais de 50 mil mortes.
Pacote de auxílio aos EUA
Na sexta-feira, Trump também assinou o pacote de 484 bilhões de dólares para aliviar os impactos da pandemia no país. O dinheiro vai para hospitais e deve ajudar o país a ampliar a capacidade de testes, mas a maior parte, cerca de 320 bilhões, vai para empréstimos a pequenos negócios.
Em cinco semanas, mais de 26 milhões de pessoas deram entrada no seguro-desemprego nos Estados Unidos.
*Informações de Mariana Janjácomo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.