Nova onda de violência provoca crise humanitária na Colômbia
A Colômbia enfrenta uma nova e intensa onda de violência que forçou milhares de pessoas a se deslocarem em busca de segurança. A cidade de Cúcuta, localizada na fronteira com a Venezuela, tornou-se um refúgio para muitos que fogem dos conflitos. Em resposta à crise, a prefeitura local transformou o estádio General Santander em um abrigo temporário para os refugiados. A recente escalada de violência teve início na semana passada, quando rebeldes do Exército de Libertação Nacional e dissidentes das Farc rejeitaram o acordo de paz de 2016, disputando o controle de Catatumbo, uma região estratégica para a produção de cocaína e alvo de grupos armados.
A situação é alarmante, com a população civil sendo alvo de assassinatos seletivos, conforme relatado por autoridades locais. Até o momento, pelo menos 20 pessoas morreram em confrontos entre facções inimigas associadas aos dissidentes das Farc. Os combates nos municípios de Calamar envolvem dois líderes rebeldes: Calarcá, que estava em negociações de paz com o governo, e Iván Mordisco, que se recusou a assinar o acordo de paz de 2016. Em apenas cinco dias, a violência já resultou em mais de cem mortes em diferentes partes do país, consequência direta das ações de guerrilhas e traficantes.
Catatumbo, com mais de 50 mil hectares de cultivos de coca, tornou-se o epicentro de uma guerra interna sem trégua. A Defensoria Pública informou que, nos últimos quatro dias, pelo menos 11 mil pessoas foram deslocadas devido à violência, destacando uma das crises humanitárias mais graves já enfrentadas na região. O presidente Gustavo Petro, que inicialmente apostou em uma solução negociada, suspendeu as negociações de paz com o Exército de Libertação Nacional, acusando o grupo de cometer crimes de guerra.
*Com informações de Grieco Holtz
[jp-related-posts ids=”1829653,1824242″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas