Papa pede que países europeus encerrem disputa diplomática e recebam imigrantes resgatados
O Papa Francisco fez um apelo, neste domingo (06), para que os líderes europeus encerrem a disputa e ofereçam abrigo aos 49 imigrantes resgatados no Mar Mediterrâneo. Os dois grupos – um com 32 pessoas e outro com 17 – tentavam chegar à Europa em embarcações precárias, quando foram socorridos por uma ONG da Alemanha, no final de dezembro.
O caso gerou uma disputa diplomática entre Itália e Malta, já que os dois países se recusam a receber os navios humanitários.
Neste domingo, durante a homilia na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa pediu que os líderes europeus demonstrem solidariedade e foi aplaudido.
No mesmo dia, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, que também é líder da Liga, partido da extrema direita italiana, escreveu no Twitter que os portos do país estão e vão continuar fechados.
Já o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, disse em entrevista a uma rádio, que não vai autorizar a entrada dos navios, porque não quer abrir um precedente.
Holanda e Alemanha indicaram que estão dispostas a receber os imigrantes, mas apenas se houver a colaboração de outros países.
*Informações do repórter Vitor Brown
continue lendo
Mundo
Países europeus são atingidos por ciberataques a supermercados
Ninguém reivindicou até agora esses ataques, que obrigaram a descartar grandes quantidades de produtos
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 1 semana
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas