Paris começa operação para limpar chumbo após incêndio em Notre-Dame
A cidade de Paris começará, nesta terça-feira (13), uma operação de limpeza para retirar chumbo da região da Catedral de Notre-Dame. Segundo o ministério da Cultura, após o incêndio ocorrido no dia 15 de abril, 400 toneladas de chumbo presentes na agulha e no teto da igreja viraram fumaça. Como consequência, essas partículas caíram ao redor da catedral.
Na segunda-feira (12), a polícia de Paris já começou a isolar os arredores da igreja com barreiras de proteção. Para a limpeza, será usado um sistema de jatos de água com alta pressão e um detergente que aumenta a dispersão. Após isso, este produto será aspirado.
Também será utilizado, em outros lugares, um gel que permitirá a aspiração das partículas. Só a aplicação do produto deve levar 24 horas.
E, para garantir a eficácia da limpeza, será feita uma inspeção após o procedimento. Todo o processo está previsto para acabar no dia 23 de agosto.
A presença de chumbo na região de Notre-Dame preocupa os habitantes de Paris, pois é uma substância altamente tóxica. De acordo com um anúncio feito pela Agência Nacional de Saúde, foram realizados 175 exames de sangue para medir o nível de contaminação nas pessoas; o resultado mostrou que 18 delas ultrapassaram a taxa aceitável de chumbo.
Quando o metal entra em contato com o organismo, ele pode se fundir aos rins, fígado e ossos, e prejudicar o sistema digestivo, causar problemas renais e atingir o sistema nervoso.
*Com informações da repórter Camila Yunes
continue lendo
Mundo
Incêndio em hospital deixa 14 bebês mortos no Paquistão
Segundo o governo de Islamabad, capital do país, o fogo começou no aparelho de ar-condicionado com defeito, no terceiro andar do local
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 1 semana
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas