Confira como foi o dia de cerimônias da posse de Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, tomarão posse neste domingo, 1°, em cerimônia realizada em Brasília

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2023 12h02 - Atualizado em 01/01/2023 20h08
CARL DE SOUZA / AFP Posse Lula Apoiadores de Lula já chegam ao Congresso para cerimônia de posse

O presidente eleito no pleito de outubro de 2022 Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como chefe do Executivo Nacional neste domingo, 1º. Além dele, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também será empossado neste domingo. A cerimônia está marcada para começar às 15h e acontecerá no Congresso Nacional, em Brasília. Além do evento, estão confirmados shows na região e a expectativa é de que milhares de pessoas compareçam à cerimônia. Lula voltará ao Planalto 12 anos depois de deixar o cargo e ser substituído por Dilma Rousseff. O petista terminou de anunciar sua equipe de ministros na última quinta-feira, 29, confirmando nomes como Marina Silva (Meio-Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento). São esperadas as presenças de ao menos 11 governadores, incluindo Cláudio Castro (PL), que, durante a campanha, declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL.


20h06 – A Jovem Pan encerra a cobertura em tempo real da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agradecemos a todos que nos acompanharam. Boa noite.


19h30 – Posse de ministros

Lula dá posse aos 37 novos ministros. Destes, 26 são homens e 11 são mulheres. Entre eles estão Fernando Haddad, como ministro da Fazenda, Marina Silva, que será responsável pelo Meio-Ambiente e Simone Tebet que comandará a pasta de Planejamento.


19h15 – Decretos e medidas

Lula assina decretos e medidas. Entre as principais delas garante o pagamento do Bolsa Família de R$ 600, prorroga a desoneração dos combustíveis no Brasil, reduz o acesso a armas, além de decreto para reforçar o combate ao desmatamento.


18h23 – Lula e Alckmin recebem cumprimentos de autoridades e chefes de Estado

O presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin recebem cumprimentos de autoridades e chefes de Estado. Entre os presentes estão o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier. Ao todo, 65 missões internacionais de 120 países participam da cerimônia de posse.


17h35 – Lula termina o discurso e deixa o Parlatório

Lula terminou o discurso, acenou para seus apoiadores e deixou Parlatório. O presidente cumprimenta autoridades de outros países.


17h13 – Novo discurso

No Palácio do Planalto, Lula faz novo discurso. “Quero começar fazendo um saudação a cada um de vocês. Retribuir o carinho que recebia todos os dias do povo brasileiro.  Minha gratidão a vocês. Vou governar para todos e todas, olhando para nosso futuro. A disputa eleitoral acabou. Somos um único pais, um único povo e uma grande nação. Somos todos brasileiros e compartilhamos a mesma virtude: não desistimos nunca. Ainda que nos arranquem todas as flores, uma por uma, pétala por pétala, nós sabemos que é sempre tempo de replantio, e que a primavera há de chegar. E a primavera já chegou. Hoje, a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança”, disse.


17h00- Boletim das 16h da secretaria de Segurança do DF

Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) registrou 94 atendimentos, divididos entre mal súbito, sede e calor excessivos, pressão alterada, dor de cabeça e glicemia baixa.


16h57 – Lula recebe a faixa presidencial

Lula recebe a faixa presidencial, no alto da rampa, de um grupo da sociedade civil.


16h54 – Lula sobe a rampa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa subir a rampa neste momento. O cacique Raoni Metuktire sobe a rampa junto com o presidente.


16h51 – Lula chega ao Palácio do Planalto

O Rolls-Royce presidencial chega ao Palácio do Planalto. Lula subirá a rampa em breve.


16h40 – Percurso até o Planalto

Lula está novamente dentro do Rolls-Royce presidencial a caminho do Palácio do Planalto. De pé, dentro do veículo, Lula acena para o público que acompanha a cerimônia. Ele está acompanhado de esposa primeira-dama Janja Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, que por sua vez está ao lado de sua mulher.


16h30 – No Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin subirão a rampa do Palácio do Planalto para o recebimento da faixa presidencial. Neste momento, o hino nacional está sendo executado. Ele passou pelo corredor dos Dragões da Independência e passa em revista às Forças Armadas.


16h24 – Transferência da faixa 

 Após a sessão solene, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem se direcionar ao Palácio do Planalto, conforme previsto na programação. Ambos subirão a rampa para o recebimento da faixa presidencial. A entrega da faixa presidencial, normalmente, é realizada pelo antecessor.


15h47 – Rodrigo Pacheco discursa 

Após o discurso de Lula, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, começou o seu discurso. “O início de novo governo é momento de renovação da esperança, da esperança em um país mais inclusivo, seguro, democrático e justo. Como todo novo começo, o Brasil ganha fôlego e se enche de expectativas próprias de quem foi agraciado com uma outra chance. Uma chance de fazer mais, de fazer melhor”, afirmou Pacheco


15h20 – Primeiro discurso 

Lula faz seu primeiro discurso como presidente do Brasil. Em seu pronunciamento ele relembrou os mandatos anteriores. Agradeceu o povo brasileiro pela confiança e renovou juramento de finalidade à Constituição ao lado do vice, Geraldo Alckmin, e prometeu “trabalhar pelo Brasil”. “Vinte anos atrás, quando fui eleito presidente pela primeira vez, ao lado do companheiro vice-presidente José Alencar, iniciei o discurso de posse com a palavra “mudança”. […] Hoje, nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou, a partir de 1988, vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício de direitos e valores nacionais que vamos dirigir todos os nossos esforços”, disse Lula.


15h06 – Lula e Geraldo Alckmin são empossados 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram empossados. O petista iniciará seu terceiro mandato. Ele governou o país entre 2003 a 2006. Foi reeleito e ficou na Presidência da República até 2010. Lua foi eleito em segundo turno com com 50,9% dos votos válidos (60,3 milhões de votos). Será o 39º presidente da República Federativa do Brasil.


15h02 – Hino Nacional 

O Hino Nacional brasileiro é executado na Câmara dos Deputados


14h59 – Homenagem a Pelé

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Pelé. O Rei do Futebol morreu aos 82 anos na última quinta-feira, 29. Em seguida, houve uma salva de palmas.


14h56 – Início da solenidade na Câmara dos Deputados

Aplaudidos ao entrar no plenário da Câmara dos Deputados, Lula e Alckmin seguiram para o centro da mesa diretora para o início da cerimônia institucional de posse. A condução da solenidade ficará por conta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Também estão presentes a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o vice-presidente do Congresso Nacional Lincoln Portela e Luciano Bivar. A cerimônia iniciará com o Hino Nacional, segue com a leitura do compromisso institucional, proclamação do decreto da posse, assinatura do termo de posse e finaliza com o primeiro discurso de Lula como presidente eleito.


14h40 – Comitiva presidencial chega ao Congresso

Acompanhado de Janja, Geraldo Alckmin e Lu Alckmin, Lula desceu do Rolls-Royce e segue para o Congresso Nacional, aonde será realizada a cerimônia de posse. O presidente e o vice desceram juntos e foram recebidos pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. Em solenidade no Plenário da Câmara dos Deputados, o presidente deve fazer um discurso apolítico antes de seguir para o Palácio do Planalto.


14h28 – Iniciado o desfile pela Esplanada dos Ministérios

O presidente Lula começou com o tradicional desfile pela Esplanada dos Ministérios. Ele apareceu no Rolls-Royce presidencial ao lado do vice, Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente. Tradicionalmente, o veículo é usado no desfile da cerimônia de posse entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional. O carro fez o trajeto com a cobertura aberta, apesar das recomendações de forças de segurança de que o veículo fosse utilizado fechado. Foi a primeira vez que um vice acompanhou o presidente dentro do mesmo carro. A tradicional cavalaria não foi utilizada. Eles seguem para o Plenário da Câmara dos Deputados, aonde será realizado a posse institucional.


14h19 – Lula está a caminho da cerimônia presidencial

O comboio do presidente eleito já segue para o início da posse, cumprindo o horário previsto. O Rolls-Royce presidencial já está preparado para receber Lula e começar o desfile pela Esplanada dos Ministérios. A previsão é que o veículo saia a partir das 14h30 da Catedral de Brasília. Ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, Janja e Lu Alckmin, ele seguirá pela Via S1 em direção ao Congresso Nacional, para a posse constitucional, às 15h.


14h – Alberto Fernández desembarca no Brasil

O presidente argentino, Alberto Fernández, já está em solo brasileiro e a caminho da posse presidencial. Ele postou uma fotos nas redes sociais ao lado do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, e do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, anunciando sua chegada.


13h51 – Alexandre de Moraes chega para a posse de Lula

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já chegou para a posse de Lula como presidente da República. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao local por volta das 13h35. Outros ministros da Corte são esperados no evento, assim como lideranças das Forças Armadas


13h39 – Bombeiros jogam água na multidão por causa do calor

Uma multidão já está na Esplanada dos Ministérios acompanhando os shows e esperando a posse de Lula. Para isso, eles estão enfrentando um sol com grandes temperatura. Para ajudar as pessoas, um caminhão do Corpo de Bombeiros está jogando água na multidão, tentando refrescar os civis que estão no local.


13h29 – Homem é preso com faca e explosivos

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, um homem foi preso portando uma faca e explosivos enquanto tentava chegar à Esplanada dos Ministério. O homem ia em direção ao local da posse, mas teve que passar pela revista obrigatória, que encontrou os itens. O homem estaria indo do Rio de Janeiro para Brasília. O esquema de segurança para o evento foi reforçado para evitar problemas e garantir a integridade de todos os presentes.


13h17 – Lula desfilará em carro aberto

Depois de especulação e dúvidas, o presidente Lula irá desfilar em carro aberto durante a cerimônia de posse. O carro usado no ato, o Rolls-Royce presidencial, já está preparado e passou por inspeção. O presidente irá percorrer o trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional, onde o petista será empossado. As equipes de segurança recomendaram que Lula não desfilasse em carro aberto, temendo possíveis ataques que colocassem risco a integridade do presidente.


13h06 – Itamaraty receberá chefes de Estado e autoridades nacionais 

O Palácio do Itamaraty realizará um evento para receber autoridades nacionais e internacionais que vieram para participarem da posse de Lula. Ao todo, são esperados 18 chefes de Estado presentes na cerimônia, incluindo presidentes de país como Alemanha, Argentina e Espanha. Autoridades do primeiro escalão de outras nações, como França, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia também vieram para a cerimônia.


12h57 – Shows paralelos acontecem em Brasília

Além da cerimônia oficial, shows de diversos artistas irão embalar Brasília durante o dia. Se apresentarão artistas como Duda Beat, Baianasystem, Pabllo Vittar, Martinho da Vila e Maria Rita. Os shows começaram meio dia e irão até a madrugada, sendo divididos em dois palcos.


12h45 – Apoiadores começam a chegar à Esplanada

Moradores e apoiadores começa a chegar à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse de Lula. A expectativa é de que o público do evento fique entre 150 mil e 300 mil pessoas. A cor vermelha dominam a região e pessoas são vistas com cartazes e faixas de apoio ao petista.


12h35 – Rolls-Royce presidencial já está pronto para cerimônia

O Rolls-Royce presidencial já passou por inspeção e está na Esplanada dos Ministérios. Até o momento, não há confrimação de Lula e Janja, a primeira-dama, usarão o veículo. Tradicionalmente, ele é usado no desfile da cerimônia de posse entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional.


12h23 – Nova ameaça de bomba é identificada em Brasília

Uma nova ameaça de bomba foi identificada em Brasília neste domingo, 1º. Um objeto suspeito foi encontrado em uma estação metrô. A Polícia Militar do Distrito Federal está no local avaliando o caso junto ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Nos últimos dias, diversas ameaças de bomba surgiram pela cidade com a proximidade da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tarde de quinta-feira, 29, uma suspeita de bomba em uma quadra comercial do Sudoeste, região nobre de Brasília, mobilizou o Esquadrão Antibombas e o Corpo de Bombeiros. Uma mala abandonada foi encontrada no térreo de um prédio da quadra 302, mas foi confirmado como um alarme falso. Já no sábado, 24, uma bomba foi deixada pela manhã na Estrada Parque Aeroporto, próximo do Aeroporto Internacional de Brasília. O objeto foi encontrado à margem da pista de rolamento, no gramado de um canteiro central. Equipes da PMDF, do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Federal agiram conjuntamente ao longo da manhã para desativar o explosivo. Ainda não há suspeitas preliminares sobre a autoria, mas o material apreendido foi entregue para perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.


12h20 – “Brasília vive um clima de tensão e todo mundo já percebeu isso”, afirma deputado federal coronel Tadeu

“Eu fico ansioso para ver o que essa tensão toda pode provocar na posse do Lula (…) Eu quero ver quantas bandeiras brasileiras vão ter na frente do Palácio do Planalto, porque foram liberados, se eu não me engano, 40 mil lugares para as pessoas prestigiarem a cerimônia de posse do Lula. É uma cerimônia que está recheada de curiosidades. E a questão da faixa? Quem vai passar esse faixa? Façam suas apostas. Eu acredito que provavelmente seja o presidente da Câmara, que na linha sucessória seria a pessoa mais indicada a fazer isso”.


12h08 – Cerimônia está prevista para começar às 15h

A solenidade para a posse de Lula está marcada para às 15h no Congresso. Os convidados deverão começar a chegar a partir das 13h45, com Lula e Alckmin chegando por volta das 14h30. Ainda não foi definido se os dois irão desfilar em carro aberto ou blindado.


12h – Boa tarde! Começa aqui a cobertura em tempo real da posse presidencial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.